Artigo no estilo: Curso

Do que se trata o artigo:

Este artigo é a segunda e última parte de nossa série que demonstra de forma resumida as principais novidades das linguagens SQL e PL/SQL que surgiram na versão 11g do banco de dados voltadas principalmente para desenvolvedores, administradores ou operadores de dados que necessitam utilizar de forma eficiente os novos recursos do Oracle.


Em que situação o tema é útil:

Conhecer as novidades introduzidas na versão 11g do principal banco de dados do mercado torna-se um diferencial a profissionais que desejam destaque e oportunidades no mercado de trabalho, além de uma reciclagem na preparação para provas de certificação na nova plataforma.

Resumo DevMan:

O artigo destaca as novidades da linguagem SQL do Oracle 11g. Nesta segunda parte focamos em mais algumas novidades da PL/SQL. As novidades ficam por conta dos novos tipos de dados, novas packages, triggers compostas, facilidades na linguagem, ordenar a execução de triggers e a evolução do compilador.

PL/SQL é uma extensão da linguagem padrão SQL para o SGBD Oracle da Oracle Corporation. É uma linguagem procedural da Oracle que estende a linguagem SQL.

A PL/SQL permite que a manipulação de dados seja incluída em unidades de programas. Blocos de PL/SQL são passados e processados por uma PL/SQL Engine que pode estar dentro de uma ferramenta Oracle ou do Server. A PL/SQL Engine filtra os comandos SQL e manda individualmente o comando SQL para o SQL Statement Executor no Oracle Server, que processa o PL/SQL com os dados retornados do Server.

A unidade básica em PL/SQL é um bloco. Todos os programas em PL/SQL são compostos por blocos, que podem estar localizados uns dentro dos outros. Geralmente, cada bloco efetua uma ação lógica no programa.

Desde seu lançamento comercial em 1979, a cada nova versão do banco de dados Oracle, comunidades de DBAs e desenvolvedores do mundo todo ficam antenados para conhecer os novos recursos que facilitam as tarefas de planejar e manter aplicações em ambientes complexos com necessidades crescentes de performance, escala e segurança.

Neste contexto, neste artigo iremos analisar as principais novidades da linguagem PL/SQL introduzidas nas versões 11g e 11gR2 do banco de dados Oracle, voltadas principalmente para desenvolvedores e operadores que necessitam dominar os novos recursos visando alcançar soluções eficientes, flexíveis e seguras.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo