Por que eu devo ler este artigo:O primeiro passo para se tornar um programador é entender o conceito de algoritmo e o motivo dele ser um tema central na computação.

🤖 Olá, tudo bom?

Você deve ter chegado aqui porque decidiu se tornar um programador. Então, parabéns! Essa é a profissão do futuro e que oferece muitas oportunidades de emprego com excelentes salários.

Bom, o primeiro passo nessa direção é entender o que é um algoritmo, pois esse é o conceito mais fundamental na computação e a porta de entrada para que você possa escrever os seus próprios programas.

Introdução

Um algoritmo é uma sequência finita de passos para se resolver um problema.

Acompanhe a imagem a seguir:

fazendo um prato

Assim, um cozinheiro pode usar um algoritmo para fazer um prato e um matemático para resolver uma equação. Nós, programadores usamos algoritmos para resolver problemas computacionais.

Escrevendo algoritmos

Os algoritmos podem ser escritos de diversas formas, uma delas é forma narrativa.

Por exemplo, se estivéssemos escrevendo um algoritmo para fazer um bolo ele se pareceria com este:

Separe o fermento
Na batedeira bata os demais ingredientes por aproximadamente 5 minutos
Retire a tigela da batedeira, junte o fermento e misture cuidadosamente com uma colher
Despeje a massa do bolo em uma forma de cone untada e enfarinhada
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia limpo

Assim como um cozinheiro usa ingredientes para criar um prato, os programadores usam instruções para escrever programas. As instruções controlam o que o computador faz.

Por exemplo, este é um algoritmo para somar dois números e informar o resultado:


Escreva "Informe o primeiro número:"
   
Leia numero1
   
Escreva "Informe o segundo número"
   
Leia numero2
   
soma recebe numero1 + numero2
   
Escreva "O resultado da soma desses dois números é soma"

Não se assuste: ler um algoritmo nesse momento é C0M0 L3R 3SS4 FR4S3, pode parecer estranho, mas logo o seu cérebro se acostuma e consegue decifrar os símbolos, entendendo o que está acontecendo. Aliás, teremos toda uma matéria para aprender a criar algoritmos como esse.

O que não é um algoritmo?

Uma bula de remédio não pode ser considerada um algoritmo, porque ela contém informações e não passos, na maioria dos casos. Um algoritmo deve conter uma sequência de passos.

Um manual de uso também não pode ser considerado um algoritmo, pelo mesmo motivo, ele é apenas informativo.

Uma entrevista também não pode ser considerada um algoritmo. Embora existam orientações de como iniciar e finalizar uma a entrevista, a condução dela requer improviso. Em um algoritmo os passos, uma vez definidos, não devem mudar e precisam ser seguidos na ordem em que foram escritos.

Além disso, os passos em um algoritmo são imperativos. “Leia”, “Termine”, “Repita”. Assim dizemos ao computador o que esperamos que ele faça.

Conclusão

A matéria de algoritmos é onde aprendemos como pensar como programadores. Portanto, nos vemos no próximo artigo onde falaremos sobre um outro conceito fundamental, o de variável.