Do que se trata o artigo:

O artigo introduz ao leitor a tecnologia OpenJDK. São apresentadas suas vantagens e desvantagens e as situações mais aptas à sua utilização. Esse artigo aborda ainda, a história dessa tecnologia ao longo dos anos, quais versões estão disponíveis para quais sistemas operacionais e aponta os principais impactos na área do desenvolvimento Java.


Em que situação o tema é útil:

Esse artigo é útil para leitores que queiram descobrir uma nova ferramenta de desenvolvimento ou que já estejam cientes de sua existência, porém ainda não conhecem os benefícios e impedimentos de sua utilização ou não sabem como aplicá-la. É também uma boa fonte de estudo para entusiastas na área de desenvolvimento de aplicações open source.

Resumo DevMan:

O kit de desenvolvimento Java de código aberto (OpenJDK) já vem sendo estudado, utilizado e aperfeiçoado desde 2006. Sua popularidade vem aumentando gradativamente ao longo dos anos, principalmente desde o final de 2010, quando a IBM e a Apple se juntaram à Oracle, formando uma parceria para seu desenvolvimento. O OpenJDK está crescendo tão rapidamente que já se tornou a implementação de referência para o Java SE 7. Entretanto, muitos desconhecem a sua existência ou apenas ouviram falar, e nunca se prontificaram a estudá-lo de modo a descobrir suas principais vantagens e desvantagens.

Este artigo tem como objetivo responder algumas das principais dúvidas que acompanham essa tecnologia em ascensão, como por exemplo: O que é o OpenJDK? Por que decidiram criar um JDK open source? Quais os benefícios de sua utilização? Quais as diferenças entre o OpenJDK e o JDK convencional? Quais os impactos que causaram na área de desenvolvimento Java? O que muda daqui para frente?

Autores: Giovani Guizzo e Everton Coimbra de Araújo

Desde que surgiu, em 1995, a linguagem Java vem recebendo constantes atualizações. Essas atualizações têm como objetivo a correção de bugs, adição de novas funcionalidades, melhorias na performance da JVM e muitos outros benefícios não tão visíveis assim. Essas melhorias surgem constantemente por meio de pequenos updates da versão atual da linguagem. Entretanto, as atualizações de proporções maiores já não são tão constantes.

Até algum tempo atrás, a versão oficial do JDK ( ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo