As capacidades, as qualidades, de um designer gráfico alteram-se muito rapidamente,como em várias profissões, mas os senhores da arte digital devem dotar-se de várias "armas" na hora de rever o seus conceitos no mercado.

  • Afinal o que o mercado espero do profissional?
  • Como podemos nos atualizar tão rapidamente?
  • Como acompanhar o feeling de nossos clientes e atender suas necessidades?
  • Como criar algo novo? É possível?

Pensando nessas perguntas criei alguns tópicos a analisar.

1- Quais são as principais tarefas de um designer gráfico?

Todo trabalho de Design Gráfico se inicia no Briefing: quanto melhor descritos os objetivos e quanto mais detalhado o público, mais eficiente será o resultado. Após compreender o briefing, o designer pesquisa o assunto e seu contexto. A partir de então desenvolve alguns conceitos. O conceito que mais se adéqua aos requisitos do briefing é selecionado de acordo com conversas com o cliente é aprimorado e finalizado para entrega.

2- O que ele deve fazer para se destacar profissionalmente?

Ter cultura visual. O diferencial de um bom designer é o repertório de idéias que ele utilizará em seus trabalhos. Ele precisa: ter capricho, achar que sempre pode melhorar, ter um portfólio organizado, se manter atualizado na tecnologia que escolheu trabalhar.

3- O que o designer deve fazer quando faltar a criatividade?

Estudar minuciosamente os requerimentos do Briefing e pesquisar muito. A criatividade no Design é um certo tipo de inteligência. Gosto de um provérbio oriental que diz assim: se você tem 5 horas para desenvolver um trabalho difícil, pesquise 4 horas e desenvolva o trabalho na hora restante. Infelizmente ainda fazemos o contrário.

4- O que o profissional precisa fazer para não ficar ultrapassado?

Ler sobre design e cultura em geral (artes, música, cinema e etc), aceitar trabalhos desafiadores, manter o portfólio organizado e atualizado, estar antenado nas novidades da tecnologia e procurar manter uma boa rede de relacionamentos profissionais.

5- Quais são as útimas novidades que surgiram relacionadas ao design?

Na área mais conceitual do Design Gráfico gosto de acompanhar as projetos da Sociedade Brasileira de Design da Informação (sbdi.org.br). É uma área que ocupa-se de desenvolver projetos para facilitar a compreensão do público em relação a mensagens complexas: tipografias para línguas indígenas, instruções em embalagens de consumo, facilitar a alfabetização, etc.

6- Para você, por que vale a pena ser designer?

Estamos sempre aprendendo com os assuntos mais variados abordados em nossos projetos. Como já foi dito, designer precisa ter repertório visual e estar antenado em tudo que se refere a cultura. Por isso, bons designers costumam ser inteligentes e perspicazes, apaixonados pelo lúdico e com opinião embasada sobre diferentes assuntos.

Contudo vimos que designers, devem estar a frente de sua tendência, mantendo o bom senso mas sendo ousado, ser polêmico mas com ética, criar ou renovar com muita credibilidade.

Abraços a todos, até a próxima.