Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas.
Autores: Viliane de Souza Oliveira e Rodrigo Oliveira Spinola

Segurança em banco de dados
Este artigo destaca a importância da segurança em banco de dados, enfatizando os princípios básicos da segurança da informação como confiabilidade, integridade e disponibilidade. Além disso, neste artigo conheceremos algumas medidas básicas de boas práticas de segurança.


Em que situação o tema é útil
Segurança de dados é um tema recorrente no ambiente corporativo. Na sociedade da informação, proteger os dados é uma questão de sobrevivência. Neste contexto, este artigo é útil para todos aqueles que tenham interesse no entendimento dos princípios e mecanismos que permitem o gerenciamento seguro dos dados.

A segurança dos dados é uma questão cada vez mais importante nas empresas. Com o advento da internet muitas organizações estão negociando seus produtos e é necessária a proteção tanto de seus dados quanto a dos seus clientes.

Uma peça chave para a proteção dos dados é que antes de se pensar na proteção externa, é necessário ter a preocupação de proteger o local onde os dados serão alocados, ou seja, o banco de dados. Outra situação importante está relacionada ao manipulador dos dados no banco, ou seja, o usuário. Para ter uma plena segurança dos dados o usuário deve ter habilitações que o garantam executar somente o necessário no banco, assegurando assim o mínimo possível de risco de acesso indevido e perdas de dados acidentais.

Vivemos em uma época onde a transmissão e armazenamento de dados vale ouro. Porém, talvez ainda mais importante do que eles é a capacidade de mantê-los protegidos, de modo que a questão da segurança em SGBD tornou-se um importante centro de preocupação no mercado de TI.

Diante desta preocupação, este artigo tem a finalidade de conceituar a segurança dos dados em um SGBD e evidenciar boas práticas de segurança sobre o mesmo. O artigo está estruturado com informações ao leitor sobre alguns princípios básicos da segurança da informação como a confiabilidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade. Além disso, o artigo apresenta algumas medidas de controle de segurança como, por exemplo, controle de acesso, controle de inferência, controle de fluxo e criptografia.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo