De que se trata o artigo

De teste de desempenho do Oracle Database, entre os sistemas operacionais Linux e Windows.


Para que serve

Para comparar o desempenho de uma mesma aplicação, utilizando o mesmo Sistema Gerenciador de Bancos de Dados, mas sendo executado em Sistemas Operacionais diferentes.


Em que situação o tema é útil

Para tomar uma decisão sobre qual Sistema Operacional utilizar em uma implementação.

Resumo DevMan

Muitas vezes nos perguntamos qual o melhor SGBD para utilizar em nossa aplicação. Entretanto, muitas vezes, além da escolha do SGBD, também devemos estar atentos em qual Sistema Operacional o SGBD escolhido será utilizado, pois isso certamente fará diferença. Neste sentido, este artigo apresenta um teste de desempenho do Oracle Database entre os sistemas operacionais Linux e Windows.

Qual é o melhor Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)? É uma pergunta muito comum em nossa área. A resposta, como para quase tudo em informática é: depende.

Qual o melhor carro: um Toyota Rural 1970 ou um Lamborghini Murcielago 2011? Depende do que você vai fazer. O Lamborghini em uma enchente é menos útil do que este Toyota.

Eu gosto de dizer que na área de Tecnologia da Informação não há lugar para paixões. São os resultados que mandam, e os resultados são medidos em números. Outra deficiência que noto nesta área é quando dizem que um SGBD X é melhor que o Y, sendo que não se conhece o Y.

Para comparar, em números, qual sistema computacional é mais eficiente, existem os benchmarks (ver Nota DevMan 1).

Nota DevMan 1. Benchmark

Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como se realiza a mesma ou uma função semelhante.

O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

Apesar do seu neologismo, "Benchmarking" é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).

Especificamente na área de SGBD, um instituto independente estabeleceu normas e critérios para comparação de desempenho. Este instituto é o TPC, ou Transaction Processing Council (“Conselho de Processamento de Transações”)(ver Nota DevMan 2).

Nota DevMan 2. TPC

O Transaction Processing Performance Council (TPC) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1988 para definir benchmarks de processamento de transações em bancos de dados e para disseminar dados de desempenho objetivos e verificáveis para a indústria. Os benchmarks do TPC são largamente utilizados hoje na avaliação do desempenho de sistemas computacionais; os resultados são publicados no web site do TPC.

O TPC estabeleceu diferentes padrões de benchmarks, tentando simular reais aplicações do mercado. Isto porque não adianta um SGBD ser eficiente em INSERTs, por exemplo: uma aplicação do mundo real não é feita só de INSERTs.

Os dois padrões do TPC mais utilizados são o TPC-C e o TPC-H. O TPC-C simula um sistema OLTP, e o TPC-H simula um sistema de DSS /OLAP (ver Nota DevMan 3). Este artigo abordará um teste TPC-C.

Nota DevMan 3. OLTP e DSS/OLAP

OLTP é um acrônimo de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo