Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre novidades.
Oracle Certified Expert, EJB Developer
O artigo inicialmente faz uma introdução sobre a tecnologia Enterprise JavaBeans 3.1, com foco na prova de certificação da Oracle. Em seguida serão abordados todos os tópicos da prova, apresentando conceitos iniciais, para que o leitor tenha conhecimento sobre o conteúdo do novo exame. Também será apresentado um guia de estudo, com dicas de materiais preparatórios para a prova. No final, encontram-se algumas questões simulando o exame e uma conclusão sobre a importância de se certificar.

Em que situação o tema é útil
Este artigo será útil para desenvolvedores Java EE, com prática no desenvolvimento de Enterprise JavaBeans, que desejarem se certificar nessa tecnologia. Será apresentado um guia inicial de estudos para a certificação Oracle para a tecnologia em questão.

A plataforma de desenvolvimento Java Enterprise Edition oferece componentes e ferramentas que possibilitam a criação de sistemas multicamadas, resistentes a falhas, distribuídos e podendo ser acessados por diversos meios. Dessa maneira, podem ser projetadas aplicações para a web, sistemas que expõem sua lógica de negócio através de web services, softwares que lidam com acesso concorrente, dentre outras possibilidades.

Um dos referidos componentes são os Enterprise JavaBeans, responsáveis por encapsular a lógica de negócio de uma aplicação empresarial. Eles têm seu ciclo de vida gerenciado por um container de aplicação Java Enterprise Edition, e seu uso é recomendado quando existe:

· Necessidade de contextos transacionais;

· Componentes acessados concorrentemente;

· Acesso remoto;

· Diferentes tipos de clientes acessando a aplicação (clientes locais ou remotos, web services, mensageria);

· Necessidade de implementar segurança.

O principal objetivo da especificação 3.0 para EJB foi facilitar a codificação de Enterprise JavaBeans, possibilitando que o desenvolvedor focasse mais na lógica de negócio e menos em detalhes de baixo nível. Para tanto, anotações são usadas, diminuindo a quantidade de informações contidas no arquivo de configuração XML (deployment descriptor). Dessa maneira os EJBs 3.0 não necessitam implementar diversas interfaces de acesso e não existe a obrigatoriedade de sobrescrever métodos específicos, como métodos do ciclo de vida do bean, fazendo com que os mesmos se assemelhem às classes Java simples (POJOs).

A nova especificação 3.1 continua com o mesmo objetivo de simplificação. Além disso, ela adiciona novas funcionalidades à tecnologia em resposta às necessidades da comunidade Java, fazendo os EJBs ainda mais poderosos e versáteis. Falaremos sobre tais mudanças no decorrer do artigo.

A especificação para EJBs 3.1 foi disponibilizada em dezembro de 2009 sob a JSR 318. A prova de certificação da Oracle, “1Z0-895 Java EE 6 Enterprise JavaBeans Developer Certified Expert Exam” (OCEEJBD 6), refere-se a essa especificação.

A OCEEJBD é uma das quatro certificações Oracle para desenvolvedores Java EE. Ela tem como pré-requisito a certificação de programador Java. O fato de a OCEEJBD abordar a tecnologia EJB, que apresenta conceitos importantes para o desenvolvimento de aplicações empresariais robustas, a torna uma certificação de destaque dentre as certificações de mesmo nível.

Dito isso, vamos iniciar com a análise da prova e apresentar cada um dos tópicos da mesma. Em seguida apresentaremos dicas de estudos, um curto simulado e, por fim, a conclusão sobre a importância de se certificar.

A prova

A OCEEJBD, novo exame de certificação da Oracle, tem o mesmo formato dos exames antigos. A prova tem duração de 1 hora e 50 minutos, e é composta de 60 questões de múltipla escolha. Para ser aprovado no exame é necessária uma média de 73%. Além disso, a prova pode ser feita apenas em Inglês.

É interessante comentar que a nova prova não possui muita diferença em relação à prova antiga. Isso ocorre porque não houve grandes mudanças entre as especificações 3.0 e 3.1. Sendo assim, desenvolvedores com conhecimento em EJB 3.0 poderão facilmente se familiarizar com a nova especificação 3.1.

Vamos agora percorrer cada um dos tópicos do novo exame da Oracle para Desenvolvedores de EJB, dando uma ideia inicial sobre cada um dos temas cobrados.

Introdução ao Java EE

Para a prova é necessário conhecer os benefícios e arquitetura do Java EE 6. Como esse assunto tornaria o texto um pouco extenso, e considerando que o tema foi abordado na série “Java EE 6 na Prática” publicada nas edições 80, 81 e 82, fica a sugestão da leitura desses artigos. Também, o capítulo “Overview” do Java EE 6 Tutorial apresenta uma ótima introdução sobre os assuntos referidos anteriormente.

O Java Enterprise Edition utiliza-se dos containers, Web e EJB, para facilitar a codificação de aplicações empresariais que fazem uso de transações, acesso remoto, segurança e outros serviços. Os containers também gerenciam o ciclo de vida dos seus componentes, Servlets e EJBs. Dessa maneira o desenvolvedor pode ter um foco maior na lógica de negócio, por exemplo, preocupando-se menos com o acesso a recursos externos e a configuração de serviços de “lookup”. Como a OCEEJBD aborda os Enterprise JavaBeans, o nosso foco está no container EJB.

Este tipo de container gerencia os componentes Session Beans e Message Driven Beans. Isto significa que a criação, destruição e gerenciamento do ciclo de vida desses componentes é feita pelo container EJB. Estes componentes serão discutidos mais adiante.

Implementando Session Beans

Os Session Beans são componentes Java EE responsáveis por encapsular a lógica de negócio da aplicação. Para criá-los, deve-se utilizar uma das seguintes anotações: @Stateful, @Stateless ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo