Oracle Cloud Database: Oracle Database Cloud Computing, um dos mais novos conceitos em banco de dados lançado pela Oracle, vem a cada dia se consolidando no mercado. Redução com investimentos em infraestutura e redução com tempo de entregas de serviços são as prioridades dos departamentos de TI e ter o banco de dados na nuvem pode ser uma das alternativas para o cumprimento dessas metas.

Em que situação o tema útil: Este artigo tem como objetivo descrever alguns dos serviços em nuvem oferecidos pela Oracle e suas funcionalidades, especialmente para a área de banco de dados. O artigo ajuda as empresas a desvendarem o mistério que ainda é o Cloud Computing, em que situações ele se aplica e quais as necessidades e vantagens na opção pela utilização de serviços de banco de dados em nuvem.

Não temos como negar nem relutar contra a utilização. Cloud Computing, o mais novo conceito que tem revolucionado a indústria de tecnologia da informação vem cada dia mais se consolidando no mercado. Em se tratando de novos conceitos e “revolução tecnológica” não há como negar que a Oracle, além de uma das pioneiras no assunto, é também uma das empresas que mais investem em ferramentas novas, ou seja, sempre tentando dar um passo à frente de sua concorrência e, em se tratando de Cloud Computing, ela está desempenhando este papel muito bem.

Com o avanço da internet, aumento de velocidade e sua propagação, assegurar os dados de um sistema "up to date" com o mundo está entre umas das metas mais difíceis de serem realizadas, engloba custos, alto processamento e escalabilidade de serviços em servidores da empresa. A oferta desses serviços na nuvem se dá por inúmeras empresas que asseguram todos os benefícios aliados a um bom nível de segurança e a um custo bastante em conta.

O conceito de computação em nuvem (cloud computing), Figura 1, refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. Sendo assim, Cloud Computing é o que geralmente definimos como "um estilo de computação em que provê serviços tecnológicos a inúmeros clientes utilizando-se internet".

Conceito básico  de computação em nuvem ...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo