Oracle Discoverer Administrator Parte 3

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo daremos continuidade à discussão sobre o Oracle Discoverer Administrator.

 

Damaris Fanderuff

 

Hierarquias

Hierarquias são estruturas pelas quais a expansão ou consolidação dos dados em operações de drill-down e drill-up podem ser realizadas. Se for especificado no momento da criação, todos os campos do tipo data estarão automaticamente relacionados a hierarquias padrão de data (ano, trimestre, mês e dia). Além das hierarquias de data, outras hierarquias – como geográfica ou de classificação – podem ser especificadas. Para a criação de uma nova hierarquia, a opção Insert – hierarchy no menu principal deve ser selecionada, dando inicio ao wizard de criação de hierarquias.

No início do processo deve-se escolher o tipo de hierarquia que se deseja criar (data ou item). Feito isto, deve-se escolher os itens da Business Area que irão compor tal hierarquia na ordem em que serão listados na ferramenta de criação ou visualização de consultas (ver Figuras 18 e 19).

 

 figura18.JPG

Figura 18. Passo 1 da criação de Hierarquias – tipo de itens.

 

figura19.JPG 

Figura 19. Passo 2 da criação de Hierarquias – seqüência de itens.

 

Finalizamos o processo de criação atribuindo um nome para a hierarquia, que passa a constar na lista de hierarquias da Business Area.

Folders

Além dos Database Folders (folders criados com base em uma determinada tabela ou visão do banco de dados) outros dois tipos podem ser desenvolvidos para compor uma determinada Business Area, a saber: o Custom Folder (baseado em um comando de seleção SQL) e o Complex Folder (baseado em itens arrastados de outros folders pré-existentes de qualquer tipo). O início do processo de criação destes folders é apresentada na Figura 20.

 

figura20.JPG 

Figura 20. Criação de Folders.

 

Se a opção Database Folder for selecionada, o processo de inclusão de folders baseados em tabelas e visões do banco de dados se assemelha ao processo de criação da estrutura de uma Business Area. Para a inclusão de um Custom Folder, como demonstrado na Figura 21, o comando select que irá retornar os dados do folder deve ser criado e nomeado, podendo ser validado quanto a erros de sintaxe com o botão Validade SQL.

 

figura21.JPG 

Figura 21. Criação de um Custom Folder.

 

Já para a inclusão de um Complex Folder, uma nova janela deverá ser aberta, procedimento executado em Window – New Window. A abertura da nova janela irá resultar em duas janelas dispostas lado-a-lado com a Business Area que se está desenvolvendo. O novo folder pode ser criado em qualquer uma das janelas, arrastando-se os itens que se deseja incluir.

 Os três tipos de folders criados para esta Business Area são demonstrados na Figura 22: “Vendas por Ramo de Atividade” é um comlpex folder, “Última Venda” um custom folder e os demais, database folders.

 

figura22.JPG 

Figura 22. Folders da Business Area Vendas Muller.

 

Referências

Documentações On-Line da ferramenta Discoverer da Oracle: http://www.oracle.com/technology/products/discoverer/htdocs/Oracle9iAS20_Disco_FOV.html

BARBALHO, Patrícia. Descubra o Data Warehouse – Produtividade e rapidez. Rio de Janeiro: Revista SQL Magazine, nº 3, ano 1, pg 34 – 38.

CARVALHO, Bráulio Ferreira de. Arquiteturas de Ferramentas OLAP. Rio de Janeiro: Revista SQL Magazine, nº 9, ano 1, pg 12 - 16.

FANDERUFF, Damaris. Oracle Discorer – A ferramenta OLAP da Oracle. Rio de Janeiro: Revista SQL Magazine, nº 16, ano 2, pg 8 - 13.

COREY, Michael et al. Oracle 8i data warehouse. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

FANDERUFF, Damaris. Dominando o Oracle 9i: modelagem e desenvolvimento. São Paulo: Pearson, 2003.

KIMBALL, Ralph; ROSS, Margy. The data warehouse toolkit. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 494 p.

 

Damaris Fanderuff damaris@slogic.com.br é bacharel em Ciência da Computação pela FURB em Blumenau - SC, possui mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC e atualmente é aluna de doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas também na UFSC. Ministra as disciplinas de Banco de Dados I e II e Teoria Geral de Sistemas na UNIFEBE – Fundação Educacional de Brusque. É autora dos livros Oracle 8i - Utilizando SQL*Plus e PL/Sql (2000) e Dominando Oracle 9i - Modelagem e Desenvolvimento (2003), ambos publicados pela Makron Books e Pearson Education do Brasil. Presta consultoria e ministra treinamentos na área de Business Intelligence e outras ferramentas Oracle (Modelagem de Dados, Banco de Dados, Developer, Designer, entre outras) para diversas empresas em todo o pais
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?