Oracle Scheduler – Parte 7
O Oracle Scheduler, como demostrado no decorrer desta série de artigos, é bastante poderoso para agendar as mais variadas tarefas que podem ser executadas no banco de dados e até mesmo fora dele.

E uma característica bastante interessante é a possibilidade de criar cadeias de tarefas para serem executadas. Essas cadeias, conhecidas como job chains, nos fornecem um poder ainda maior, pois permite que seja criada uma dependência entre os jobs que vão muito além da previsão do horário de conclusão de um job para definir um horário aproximado para iniciar um outro job.

Este artigo trata, através de exemplos práticos, da continuação do gerenciamento de job chains. Esta técnica permite que vários jobs sejam executados com base em uma sequência de tarefas definida pelo DBA.


Em que situação o tema é útil
Este artigo é útil quando se pretende trabalhar com o Scheduler para criar e executar jobs com base em uma sequência de tarefas predefinidas. É o mesmo que dizer que determinado job é dependente de outro job e a execução de um dependerá da conclusão do outro.

No artigo anterior desta série iniciamos o assunto sobre a utilização de job chains, um objeto bastante útil para a definição de uma sequência de execução de jobs, basicamente como em um fluxograma de execução de tarefas. Esta sétima parte desta série de artigos sobre o Oracle Scheduler concluirá o assunto de chains.

Desta vez serão abordadas as funcionalidades restantes quando se trabalha com chains, começando por habilitação de chains, obrigatório para que a mesma possa ser executada. Será visto também a criação de jobs para que uma chain possa ser executada e também como excluir uma chain.

Outra funcionalidade abordada é a execução de uma chain sem que um job seja criado para tal e também como excluir regras definidas em uma chain. Da mesma forma que uma chain deve ser habilitada para ser executada, é possível desabilitar uma chain garantindo que a mesma não mais será executada (até que seja novamente habilitada).

E como uma chain é composta por várias etapas a serem executadas, pode ser necessário excluir uma ou outra etapa de uma chain, e esse processo também será abordado neste artigo.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo