Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Os 10 erros mais cometidos na configuração do PostgreSQL

Este artigo apresenta 10 erros que podem ocorrer na configuração do PostgreSQL e possíveis soluções para os problemas discutidos.

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

(opcional) Onde podemos melhorar?

Confirmar voto
0
 (5)  (0)

Fique por dentro
A leitura deste artigo compreende uma visão dos principais erros que ocorrem durante a configuração do sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL. O entendimento desses erros poderá levar à economia de tempo e de recursos durante a configuração, bem como ao conhecimento da solução caso o erro venha a acontecer.

A etapa de configuração de um sistema gerenciador de banco de dados é uma parte crucial para o bom funcionamento tanto do SGBD quanto das aplicações que dependerão dele. Nesse momento, deverão ser levados em consideração diversos pontos, como o planejamento de espaço do banco de dados e número de acessos estimados. Caso ocorram falhas na etapa de configuração, esses problemas podem impactar a instalação do SGBD ou até mesmo causar falhas durante sua execução.

Durante a instalação, configuração e preparação de um ambiente para executar um sistema gerenciador de banco de dados, pode haver dois caminhos: um primeiro, no qual se segue os passos de instalação recomendados pela documentação e tudo ocorre bem, e um segundo caminho, onde erros inesperados podem aparecer e impactar no mal funcionamento e até mesmo no não funcionamento dele.

Visando resolver os principais problemas recorrentes na configuração, este artigo apresenta os principais erros que acontecem no PostgreSQL e suas possíveis soluções, abordando questões de banco de dados, configurações do sistema operacional e até mesmo da linguagem de programação utilizada. É importante deixar claro que a busca por soluções não é um processo exato e, dependendo das condições, pode exigir um procedimento de tentativa e erro para chegar a uma solução final.

Na sequência são apresentados os 10 principais erros de configuração do PostgreSQL, juntamente com os motivos que podem ocasionar esses erros acompanhados de suas possíveis soluções.

1 - Questões envolvendo o sistema operacional Windows

Existem algumas questões de configuração do ambiente do sistema operacional que podem levar à não execução do PostgreSQL. O primeiro problema é associado ao antivírus, sendo um erro que acontece com mais frequência em sistemas operacionais Windows. Ele ocorre quando o antivírus utilizado encerra o processo do PostgreSQL sem notificar o usuário, impactando na não execução do SGBD e na busca por soluções mais avançadas para um problema simples.

Na documentação oficial do PostgreSQL sobre erros recorrentes, há relatos que houve problemas frequentes de incompatibilidade com os antivírus Nod32, McAfee e Panda, não descartando que pode haver problemas com outros antivírus. Não se pode recomendar que o antivírus seja apenas desabilitado, no entanto, desabilitar o antivírus é uma estratégia rápida para verificar se é o antivírus que está bloqueando o processo do PostgreSQL.

Todos os antivírus têm em suas funcionalidades uma lista de aplicativos não maliciosos. Caso seja constatado que o antivírus está bloqueando o processo do PostgreSQL, a solução recomendável é adicionar na lista de aplicativos não maliciosos do antivírus os processos “postgresql.exe” e “postmaster.exe”, fazendo com que o antivírus não bloqueie sua execução.

Durante a instalação do PostgreSQL em sistemas operacionais Windows, pode ocorrer um erro de execução e ser apresentada a mensagem “Um erro aconteceu durante a execução da instalação durante o Microsoft Visual C++”, ou a mensagem em inglês como demonstra a Figura 1.

Erro de Instalação

Figura 1. Erro de Instalação.

A instalação do PostgreSQL irá instalar o Microsoft Visual C++ no Windows caso ele não esteja instalado no computador. No entanto, conforme a mensagem indica, o assistente está com problemas para instalar o Visual C++ no computador. Dessa forma, uma alternativa para que esse erro não ocorra é instalar o Microsoft C++ antes de executar o instalador do PostgreSQL.

Caso mesmo utilizando o instalador manual o erro continue, é recomendado verificar as variáveis de ambiente TMP e TEMP, que tradicionalmente ficam localizadas no Windows em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Variáveis de Ambiente, ambas direcionadas para a pasta C:\Windows\Temp e em %USERPROFILE%\AppData\Local\Temp, conforme pode ser visto na Figura 2.

Configuração das variáveis de ambiente" [...]

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

Carregando
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ajude-nos a evoluir: você gostou do post?  (5)  (0)

(opcional) Onde podemos melhorar?

Confirmar voto
Compartilhe:
Ficou com alguma dúvida?