Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 89. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição.

Revista Clube Delphi 89

Há alguns meses, realizamos uma pesquisa de opinião junto aos nossos leitores. Gostaríamos de agradecer desde já o carinho de todos, suas sugestões foram muito importantes para que pudéssemos traçar os rumos da ClubeDelphi para o futuro. E o resultado você já pode conferir a partir desta edição! A Revista está maior, e com duas novas grandes colunas: Easy Delphi e PHP.

A Easy Delphi é destinada aos leitores que possuem pouca experiência com o desenvolvimento Delphi, mas desejam se aprofundar na ferramenta. Para começar, o Adriano Santos mostra como criar esta que é provavelmente a aplicação mais simples e cotidiana, um cadastro. E se for para começar, por que não começar da maneira certa? Faça o cadastro com o ClientDataSet, componente que o acompanhará provavelmente por toda a sua jornada com o Delphi. Outro recurso que sem dúvida qualquer um vai utilizar, e se for para saber que saiba que ele existe desde o início, é a herança visual de formulários, apresentada no artigo de Fabrício Desbessel.

Falando em PHP, temos dois artigos. No artigo de Ewald Geschwinde e Hans-Juergen Schoenig aprenda os fundamentos da linguagem, para aplicar no Delphi for PHP. No artigo de Fabrício Desbessel, veja a continuação do curso que está arrasando: Criando aplicações na prática com Delphi for PHP. Nesta parte do curso, aprenda como utilizar com o PHP a tecnologia que já revolucionou o conceito de desenvolvimento Web, o AJAX.

E temos mais sobre desenvolvimento Web. Uma dificuldade hoje é criar menus profissionais para aplicações ASP.NET, de forma elegante e simples. HyperLinks até que ajudam, mas estão longe da praticidade. Que saudade do TMainMenu. Nesta edição, o Luís Fernando apresenta um componente pronto para criar menus em ASP.NET, baseados em arquivos XML de configuração. Ainda em ASP.NET, veja como criar com o Delphi uma das aplicações mais populares da Web, fóruns, no artigo do Maikel. O exemplo mostrado utiliza ainda o Firebird como banco de dados e o provider nativo para acesso a dados, ideal para comunicação com o servidor.

Ainda em .NET, o Manoel Campos desvenda do início ao fim o desenvolvimento de aplicativos móveis para Pocket PCs com Delphi. Veja todos os passos necessários para preparar o seu ambiente de desenvolvimento, como preparação de emuladores, plug-ins, como configurar emuladores e como criar Web Services para serem acessados remotamente. Na parte 2, o autor mostrará como criar a aplicação cliente. E para finalizar, o Adriano traz mais uma parte do seu curso de Contas a Pagar e Cobrança, que utiliza os principais conceitos do desenvolvimento com o Delphi hoje: Delphi Win32, Client/Server, dbExpress e Firebird.

Enquanto finalizava este editorial, a CodeGear anunciava mais uma versão do seu ambiente integrado de desenvolvimento, o RAD Studio 2007, incluindo suporte ao .NET 2.0. Esperamos grandes inovações!

Sucesso a todos, muito Delphi na cabeça e boa leitura!