PDA agiliza atendimento ao cliente em concessionárias de veículos

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Veja como foi implantado o sistema de atendimento com PDA em uma concessionária de veículos.

 

Adeus aos blocos de papel e aos orçamentos demorados. A partir deste semestre, o cliente que chegar a uma concessionária da Audi poderá ser atendido por um consultor técnico dentro do seu próprio veículo por meio de um computador portátil tipo PDA e rede sem fio Wi-Fi. "A idéia é agilizar o atendimento, já que o consultor anota todos os dados do veículo, tira fotos, aciona o estoque e fornece o orçamento imediato com o prazo de entrega, tudo na mesma hora. É um diferencial que estamos oferecendo, já que não há nada do tipo no segmento de concessionárias em toda a América Latina”, destaca Leandro Radomile, diretor de pós-venda da Audi Brasil Distribuidora de Veículos Ltda.

 

 

O projeto ARV (Automação de Recepção de Veículo) foi desenvolvido pela empresa CBP Tecnologia da Informação e estudado detalhadamente pela Audi antes de ser instituído. A diretora de relações com o mercado da CBP, Mari Galvão, explica que o PDA que fica nas mãos do consultor técnico tem todo o sistema de gestão da concessionária, como cadastro de clientes, fluxo de estoque, valores de peças, dados para emitir orçamentos, entre outros recursos. “Quando o proprietário de um Audi chega à concessionária, o consultor vai atendê-lo dentro do carro e já faz o check list, incluindo as solicitações do cliente, e tira fotos com o próprio computador, se necessário”. É possível emitir o orçamento na hora e dizer ao cliente o prazo de entrega. Isso gera maior fidelidade com o cliente, elimina papéis, apressa a entrada do veículo na oficina e a conclusão dos serviços.

 

O PDA é conectado a um servidor da concessionária, por onde as informações são trocadas por rede sem fio. “Nada é rodado no computador portátil. Todos os dados são gravados no servidor da concessionária. Uma antena sem fio Wi-Fi também é instalada na loja para permitir a navegação dos dados”, ressalta Mari.

 

A primeira concessionária da marca no Brasil a ter o ARV funcionando é a Audi Tech, de São Paulo. Os quatro consultores técnicos da oficina têm seu próprio PDA, modelo HP iPaq 3715, e foram treinados para lidar com o novo sistema, apesar de ser simples e intuitivo. “Encaramos essa tecnologia como um grande ganho para a concessionária, já que podemos ter redução de gastos operacionais e aumento da produtividade dos consultores, que cresce entre 30% e 40%”, afirma Adriano Elnoar de Araújo, gerente de pós-venda da Audi Tech.

 

Se o cliente já estiver cadastrado na concessionária, a velocidade de atendimento sobe para 50% em relação ao sistema antigo, principalmente nos horários de pico das oficinas. Caso o cadastro ainda precise ser feito, o ganho é de 30%. 

 

 

Outra vantagem da implantação do ARV é que a Audi passa a estabelecer um padrão para a recepção de veículos de sua rede no país. “Além de querer impressionar o cliente, que já está acostumado com o padrão de qualidade da Audi, vamos oferecer um serviço inédito no mercado de pós-venda de veículos no Brasil. É comum encontrar esse tipo de tecnologia em outros negócios, mas em concessionárias de automóveis não há nada parecido”, diz Radomile.

 

Inicialmente, o sistema começa a funcionar na Audi Tech, mas a marca alemã pretende emplacar a novidade em todas as 30 concessionárias da Audi em breve. “Não será uma obrigação imposta pela Audi, mas os próprios concessionários já estão buscando esse diferencial de atendimento aos seus clientes”, esclarece Radomile. A implantação do ARV em cada concessionária credenciada será supervisionada pela área de pós-venda da Audi. A concessionária Audi Tech fica na avenida dos Bandeirantes, 473, São Paulo, telefone (11) 3040-3388.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?