Perl, para que?

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (0)

Olá. Meu nome é Thiago Glauco e serei seu interlocutor caso decida aventurar-se pela programação em Perl. Bem, se você entrou aqui deve estar interessado em aprender Perl... ou pelo menos achou estranho e quis saber: “Afinal, o que é Perl???” ou

Existem, hoje, dezenas de linguagens de programação com as mais diversas finalidades e especialidades. Porém, podemos contar nos dedos linguagens open source que chegaram ao grau de amadurecimento e versatilidade que o Perl chegou. Desenvolvida por Larry Wall para facilitar os trabalhos do Laboratório de Jatos Propulsores da NASA , recebeu ao longo dos anos contribuições valiosas de diversos desenvolvedores e passou do estado de uma simples linguagem de Extração e Relatórios para uma das mais poderosas – se não a mais –linguagem open source de propósito genérico. Desde a simples tarefa de encontrar expressões em textos longos até a criação de e-commerce ou mesmo a criação dinâmica de imagens. Também utilizada hoje em bio-informatica para processar as complexas informações das cadeias de DNA, Perl é a linguagem escolhida por milhares de desenvolvedores, administradores de sistemas e webmasters para facilitar seus trabalhos.

Os motivos que levam a esta popularidade do Perl são diversos. Não digo popularidade no sentido do marketing , pois você não verá grandes propagandas ou portais sobre Perl como vê com os produtos da Microsoft. Mas sim uma popularidade prática. Uma popularidade entre os profissionais que seguem a filosofia moderna das empresas: “Faça mais com menos”. E o menos, neste caso, são dinheiro e tempo. A lista de características que conferem a fama do Perl e motivam o seu aprendizado são:

  • Custo: Perl é uma linguagem código aberto e gratuita. Ao utilizar uma linguagem de código aberto as empresas ganham com custo. Ao ensinar linguagens código aberto as escolas ganham com custos. Ao disseminar o uso profissional de produtos de código aberto contribuímos para sociedade como um todo. Aumentamos a inclusão digital. Reduzimos a pirataria. Aumentamos o PIB e diminuímos a emissão de dólares ao exterior.

  • É uma linguagem simples de se aprender e com apenas um pouco de conhecimento é possível se criar programas realmente úteis e práticos.

  • Portabilidade: programas em Perl podem ser executados em Linux, Windows, Mac e algumas versões de celulares que hoje tem suporte ao Perl.

  • Variedade de aplicações: Como linguagem de alto-nível, já madura e recebendo ao longo dos anos contribuições de diversos desenvolvedores ao redor do globo, o Perl desenvolveu uma incrível versatilidade. Hoje sites são escritos, quase que inteiramente com Perl/CGI, aplicativos para administradores de sistemas contam com as capacidades do Perl para manusear os arquivos de configuração do Linux e o Registro do Windows. Acessar, modificar e popular tabelas em bancos de dados MySQL, Oracle ou mesmo MS-Access. O limite é a sua necessidade e sua criatividade.

Quem usa o Perl:

del.icio.us del.icio.us
Description: Social Bookmarking
Perl Framework: Mason
editgrid EditGrid
Description: Online Spreadsheets
Perl Framework: Catalyst
hiveminder HiveMinder
Description: To Do Lists
Perl Framework: Jifty
iusethis IUseThis
Description: App Lists
Perl Framework: Catalyst
mightyv MighTyV
Description: TV/Radio Listings
Perl Framework: Catalyst
vox Vox
Description: Blogging site by Six Apart
Perl Framework: Catalyst


 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?