PHP e MySQL - Listando Tabelas / Estruturas – Parte I

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (1)

Dando continuidade à série de artigos sobre PHP e MySQL, Adriano Santos mostra, na prática, a utilização de mais um função.

Olá amigos, neste artigo mostrarei algumas técnicas em PHP para efetuar manutenção em bancos de dados MySQL. Vamos ver como listar tabelas, campos e como excluir os campos de uma determinada tabela. A partir disso, é possível alterar a estrutura de qualquer tabela/campo on-line facilitando a manutenção do Banco de Dados.

Aqui utilizaremos algumas funções nativas do PHP para acesso ao MySQL, como mysql_connect(), mysql_select_db() e mysql_query e vamos trabalhar também com a função mysql_list_tables(). Ela é responsável por verificar todas as tabelas existentes no banco e retornar seu resultado em um array. Veja o fonte completo na Listagem 1.

Listagem 1: Listando tabelas do sistema 

//Conecta-se ao banco de dados
$conn = mysql_connect("hostname","nome_usuario","senha_do_banco");

//Seleciona o Banco de Dados
mysql_select_db("nosso_banco_de_dados");

//Cria um array ($tables) com todas as tabelas presentes no banco de dados
$tables = mysql_list_tables("nosso_banco_de_dados");

print "";
print "==== Tabelas do Sistema ====";
while (list($nome) = mysql_fetch_array($tables)){
  //Imprime dentro de um "Listbox" o nome da tabela listada no array
  print "$nome";
}

//Fecha a conexao
mysql_close($conn);

O código acima, embora possa parecer complicado para alguns, é bastante simples. Estamos armazenando, na variável $tables, um array com todas as tabelas listadas pela função mysql_list_tables(), logo em seguida usamos um laço While para imprimir em um listbox as tabelas retornadas do banco.

Esta técnica pode ser empregada quando precisamos criar um sistema de atualização da base de dados on-line. Desta forma podemos criar mecanismos para que nosso suporte técnico, ou mesmo nosso cliente, possa treinar funcionários capazes de atualizar o website de forma automática e segura.

Conclusões

Neste artigo vimos como listar todas as tabelas de um banco MySQL on-line através da função mysql_list_tables(). O PHP possui uma série de funções para se trabalhar com estrutura de dados. O próprio aplicativo PHPMyAdmin, bastante conhecido pela comunidade, utiliza-se destas funções.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?