Atenção: esse artigo tem dois vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!

Clique e assista o segundo!

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Neste artigo aprenderemos a integrar uma aplicação Java com o serviço de fotos do Google, o Picasa Web Albums (PWA). Veremos como é possível manipular os álbuns, fotos, tags e comentários do usuário. Tudo isso de forma prática, utilizando a biblioteca cliente Java.


Para que serve:

Assim como as demais APIs de dados Google, a Picasa Web Albums Data API permite que nossas aplicações possam se integrar com algum serviço Google: neste caso, o PWA. Com ela, podemos construir, por exemplo, um cliente desktop para acessar os álbuns e fotos do usuário, uma aplicação que grave e faça upload de vídeos direto do celular, dentre outras possibilidades.


Em que situação o tema é útil:

O tema é útil no contexto da criação e utilização de serviços, que visa promover o reuso e evitar o retrabalho. A ideia básica é poder construir software aproveitando ao máximo os diversos serviços existentes. Assim, cada vez mais é possível concentrar esforços nas regras de negócio do software, reduzir o tempo de desenvolvimento e ter a garantia de um serviço testado e confiável.

Picasa Web Albums Data API – Parte 1:

A Picasa Web Albums Data API permite que nossas aplicações possam interagir com o Picasa Web Albums, possibilitando a execução de operações básicas como listar, criar, editar e excluir os álbuns, fotos, vídeos, tags e comentários do usuário.

Para utilizar essa API, a biblioteca do Google disponibiliza uma série de classes que representam os serviços, como a classe PicasawebService, e tipos de dados usados pelo PWA, tornando o desenvolvimento bastante simples.

Já é mais que realidade o desenvolvimento de aplicações baseadas em serviços. Nos dias atuais, a necessidade de integrar nossas aplicações com serviços e/ou outras aplicações existentes, em algum momento, torna-se inevitável. Como resultado, temos uma tendência cada vez maior de criar e utilizar serviços de software.

As APIs de Dados Google (Google Data APIs) são um ótimo exemplo deste cenário, uma vez que atuam como ponto de integração entre os diversos serviços Google e nossas aplicações. Ao longo de diversos artigos, temos explorado várias APIs de dados, mostrando seus conceitos básicos e seu uso de forma prática em aplicações Java.

O artigo “Google Data APIs” da Edição 64 da Java Magazine dá uma visão geral sobre as APIs de dados Google e o protocolo utilizado por elas, o GData Protocol. Nas Edições 65, 67 e 73, é possível encontrar informações específicas das APIs de Contatos, Google Calendar e Google Docs, respectivamente.

Neste artigo, estudaremos mais uma dessas APIs. Dessa vez nosso foco será a Picasa Web Albums Data API, que, como o próprio nome sugere, é responsável por fornecer um ponto de integração entre nossas aplicações e o Picasa Web Albums, que é o serviço de fotos do Google.

O artigo será dividido em duas partes, na primeira veremos como manipular os álbuns e fotos do usuário. Além disso, também aprenderemos a recuperar os comentários das fotos, fazer buscas por tags, upload de fotos e vídeos, dentre outras possibilidades. Na segunda parte construiremos uma aplicação real utilizando a API apresentada e outras duas tecnologias Google, o Google Web Toolkit e o Google App Engine.

O Serviço: Picasa Web Albums

Antes de falarmos da API de dados, vamos entender melhor como funciona o serviço. O Picasa Web Albums, ou PWA (Figura 1), é o serviço de armazenamento e compartilhamento de fotos do Google, semelhante ao Flickr, do Yahoo!. Nele, o usuário pode criar álbuns e fazer upload de fotos e vídeos (Sim! O PWA também suporta vídeos). Podendo escolher o nível de privacidade do álbum, possibilitando que o mesmo seja visto apenas pelo seu autor, apenas por convidados ou por qualquer usuário. Também é possível classificar suas fotos utilizando tags para facilitar a busca, bem como adicionar comentários nas fotos de outros usuários. Além disso, o serviço oferece outras features como: slide show em flash para visualização das fotos de um álbum, envio de fotos por e-mail e revelação.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo