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SQL Magazine 76 - Índice

Planejamento e modelagem de um banco de dados para e-Commerce- SQL Magazine 76

Modelagem da estrutura de um banco de dados para um sistema de loja virtual.

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Neste artigo, iremos ver como uma boa modelagem de banco de dados, além de ser muito divertida e prazerosa para quem é um admirador desta área, é de extrema importância para um projeto de software e precisa ser feita com muito cuidado. Isso é necessário porque é nela que identificamos os dados mais importantes para a realização de um projeto de banco de dados. Neste artigo, usaremos o SGBD MySQL para construir o banco de dados a ser apresentado.

No processo de modelagem, nós fazemos o que é chamado de “abstração do mundo real”, onde, baseando-se num estudo prévio do que precisa ser feito, identificamos as informações mais relevantes para o projeto e descartamos as informações menos importantes, ficando então com uma lista de itens (ou tipos de dados) necessários para a resolução do problema que estamos resolvendo.

A modelagem de dados abrange desde o estudo e definição dos casos de uso (onde você identifica as diferentes situações e possíveis usos de um produto) até a implantação do que chamamos de “modelo físico” de um banco de dados, que são as suas tabelas e colunas em sua versão final.

Cenário de uma Loja Virtual

Vamos supor que você trabalhe em uma empresa de desenvolvimento de software e seja pedido para que você planeje e estruture o banco de dados para um sistema de loja virtual (e-commerce) para um cliente da empresa.

Após entrar em contato com o cliente e entender o funcionamento do seu negócio e do que ele pretende para o sistema, você consegue definir os seguites pontos:

Esta é uma loja virtual simples;Os produtos vendidos nesta loja são organizados em categorias;

Os produtos poderão ser colocados em um carrinho de compras, o que será considerado uma compra;

Apenas clientes previamente cadastrados poderão efetuar compras;

Após a compra ser finalizada, o cliente entra em contato com a empresa para tratar a forma de pagamento.

Casos de Uso para o Sistema da Loja Virtual

A definição e estudo dos casos de uso para o nosso sistema da loja virtual são necessários para entendermos como o cliente imagina que o sistema irá funcionar.

Para algumas pessoas, o estudo de casos de uso é uma tarefa chata e demorada, pois precisamos entrevistar todos os tipos de usuários que o sistema terá, identificando as necessidades de cada um e resolvendo os conflitos que possam surgir dessas diferentes necessidades. Em contrapartida, os casos de uso nos permitem um melhor entendimento do sistema que estamos ajudando a desenvolver, pois nele encontramos (ou definimos) as melhores soluções e saídas que vão atender as necessidades de todos os futuros usuários do sistema, deixando assim todos os envolvidos na atividade satisfeitos.

Um diagrama de casos de uso é composto, basicamente, por dois elementos: atores e casos de uso:

Ator: especifica um papel executado por um usuário ou outro sistema que interage com o assunto (sistema). O Ator deve ser externo ao sistema. Um ator deve ter associações exclusivamente para casos de uso. Um ator é representado por um boneco (stick man).

Caso de uso: é uma especificação de um conjunto de ações executadas por um sistema, que contém um resultado observável. Caso de uso é representado por uma elipse, com o nome do caso de uso dentro ou abaixo. Se há limites do sistema no diagrama, o caso de uso deve ficar dentro.


Na nossa loja virtual, podemos identificar alguns casos de uso para o nosso sistema. Iremos nos basear no nosso próprio entendimento sobre o domínio da aplicação e também em algumas entrevistas com os futuros usuários do sistema. Os casos de uso identificados estão agrupados de acordo com seus atores, conforme a Figura 1, e descritos a seguir. Observe que algumas das funcionalidades descritas a seguir podem estar compondo um mesmo caso de uso no diagrama apresentado.

Usuário final ou visitante

Procurar produtos navegando entre as categorias;

Procurar produtos navegando entre os fabricantes;

Procurar produtos de uma categoria ou fabricante X ordenando os resultados por preço ou nome em ordem alfabética;

Adicionar uma ou mais unidades de um ou mais produtos em seu carrinho de compras onde ele poderá ver um total de quanto está sendo comprado e a quantidade de cada produto;

Realizar compras entrando em contato com a empresa para pagamento e etc.

Moderador ou mantedor do sistema (funcionário da empresa)

Cadastrar novos produtos organizando-os em categorias;

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Desenvolvedor a mais de oito anos, trabalha com desenvolvimento WEB profissionalmente a cerca de quatro anos e mantém um blog (blog.thiagobelem.net) sobre PHP, MySQL, jQuery e desenvolvimento WEB com tutoriais e guias voltados par [...]

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