Por que eu devo ler este artigo:O objetivo deste artigo é introduzir o leitor às novidades do iOS 7, explicar os novos componentes e suas funcionalidades e todo o poder que essas novidades agregam à plataforma móvel da Apple.

Algumas das novidades apresentadas serão: o novo paradigma visual, facilidades para lidar com dinâmica e movimentos, e novidades do Objective-C. Sendo assim, esse artigo é útil para todos os desenvolvedores que buscam constante atualização, e que buscam as informações necessárias para agilizar o aprendizado sobre as novidades do iOS.

Com mais de 1500 novas APIs, o iOS 7 chegou com reestruturações em sua arquitetura interna, mudanças visuais e diversas correções que visam tornar a vida do desenvolvedor mais simples, e por consequência teremos novas aplicações explorando todo este novo arsenal tecnológico em breve.

Como ocorre todo ano, ocorreram melhorias no Xcode, na própria linguagem Objective-C e nos componentes visuais, que nos permitem construir aplicações de uma maneira cada vez mais simplificada, sem recorrer a componentes de terceiros.

Das novas funcionalidades, iremos falar da mudança no paradigma visual, que permitiu uma maior liberdade aos desenvolvedores na construção de interfaces, física de objetos utilizando o UIKit Dynamics, transições entre telas de maneira customizada, além de falarmos nas novidades do Objective-C.

O lançamento do iOS 7 criou uma polêmica entre os desenvolvedores, que se viram pressionados em refazer a interface e navegação de suas aplicações atuais para que ficassem de acordo com as novas regras impostas pela Apple.

Como toda mudança, esta também exige um período de adaptação antes de usufruirmos de suas vantagens, e neste caso, acredito que são muitas.

Como as mudanças são muitas, iremos mostrar uma visão geral de cada novo componente ou mudança que consideramos importantes, deixando o leitor livre para aprofundar seus estudos na tecnologia que mais lhe interessa. No final do artigo incluímos uma série de referências para os assuntos aqui tratados, que podem servir como ponto inicial para suas pesquisas.

O novo paradigma visual

Certamente esta foi a principal mudança trazida nesta nova versão do iOS, onde a Apple fez a migração do Skeumorfismo (ver BOX 1) para o estilo minimalista de design, o que para muitos pode significar a perda de identidade dos aplicativos, para outros um ganho de tempo e produtividade.

Discussões fervorosas sobre assunto já foram feitas pela Internet, mas independente dos pontos de vista expostos, o design minimalista, seguindo o conceito utilizado também pela Microsoft no Windows 8, veio para ficar, e para aproveitarmos suas vantagens, precisamos conhecer alguns conceitos básicos sobre design, que nos permitirão maior liberdade para construir nossas aplicações, focando sempre no conteúdo e interações e não na interface, como se é esperado em uma aplicação criada para o novo iOS 7.

BOX 1. Skeumorfismo

O Skeumorfismo é um termo utilizado para representar elementos em uma interface que simulam objetos do mundo real.

Propagado nos anos 80, no início da revolução dos computadores pessoais, a adoção do Skeumorfismo tinha a intenção de que os usuários do mundo digital reconhecessem objetos da interface de acordo com sua similaridade ao mundo real, o que se estende até os dias de hoje.

Se você é um destes desenvolvedores que depende de um designer para pensar na navegação e interação de seus aplicativos, aqui vai um aviso: chegou a hora de mudar!

Não me leve a mal, isso foi uma crítica construtiva, pois já não basta sabermos programar, precisamos nos colocar no lugar do usuário e diluir os preconceitos que nossa profissão impôs nesta última década, onde o bom programador é aquele que se preocupa com o código.

O mundo mudou, e diversas técnicas para agilizar o desenvolvimento foram criadas, como as metodologias ágeis, que se preocupam na velocidade e qualidade do código entregue, porém, precisamos olhar para o outro lado, onde técnicas como o Design Thinking nasceram, para que possamos captar o desejo dos usuários, e é neste ponto que o iOS 7 se destaca.

Ele aproxima os desenvolvedores deste mundo místico que é o designer, nos obrigando a uma imersão em novos conhecimentos que são essenciais para se construir aplicativo intuitivos e agradáveis.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo