Você está deslogado

Você já se perguntou “por onde eu deveria começar a programar essa aplicação”? Saiba que mesmo tendo bons conhecimentos sobre cada tecnologia que será utilizada ao longo do desenvolvimento, o programador pode ter dúvidas com relação a o que priorizar. Principalmente em equipes pequenas, nas quais é mais comum um certo acúmulo de atividades, é importante que o programador, na ausência de um analista de negócios ou de requisitos, saiba dialogar com a pessoa que usará a aplicação, conhecendo suas rotinas de trabalho, para assim poder escolher com mais convicção qual dentre todos os requisitos funcionais devem ser codificados primeiro. Veja aqui um bate papo cheio de dicas sobre como chegar ao core da aplicação e, então, começar a escrevê-la.

Identificando as prioridades

Em um mundo perfeito não existem prioridades, nem tempo para a entrega, podendo o programador iniciar a codificação do software por qualquer uma de suas funcionalidades sabendo que, em algum momento, terá um produto acabado. Porém, na vida real cumprir prazos é importante e devemos estar sempre atentos para que as entregas gerem para o cliente a sensação de que seu dinheiro está sendo bem empregado.

Sendo assim, é importante não apenas conversar com a pessoa que usará a aplicação, mas também participar de suas atividades diárias a fim de conhecer melhor o negócio para então decidir qual funcionalidade do sistema terá maior impacto sobre ele.

Por exemplo, se estamos envolvidos na criação de um sistema de vendas, observar a rotina do vendedor, entrar na fila do caixa e realizar um pagamento pode contribuir muito para conhecer qual é o fator que torna a existência dessa aplicação imprescindível. Com certeza é essa a funcionalidade que deve ser priorizada durante a codificação.

Quando tudo é prioridade, nada é prioridade.

Em uma sistema de vendas, por exemplo, o algoritmo mais importante pode ser o que implementa a comunicação com o gateway de pagamento. Portanto, faz pouco sentido iniciar a codificação por qualquer outra parte do sistema, pois isso poderia limitar o tempo necessário para adaptar essa rotina a situações como falhas de conexão.

Seja qual for a aplicação na qual você esteja envolvido não tenha pressa ao dialogar com o cliente. Esteja ao lado dele até que seja possível afirmar qual é a funcionalidade sem a qual a aplicação perde completamente o seu sentido. Pense que ao priorizar as rotinas erradas durante o início da codificação estamos desperdiçando energia criativa no aperfeiçoamento das funções erradas.