Portal Java Magazine apresenta mais novo colunista

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (3)  (0)

Conheça Angelo Orrico, saiba de suas experiências e veja o que ele estará nos ensinando.

Conheça Angelo Orrico, novo colunista do Portal Java Magazine

 

Olá pessoal, meu nome é Angelo Orrico e, a partir de agora, estarei escrevendo artigos para esta coluna do portal Java Magazine. Espero que aproveitem bastante os artigos, e que estes sejam realmente úteis no cotidiano (tanto acadêmico quanto profissional) de vocês.

 

Em primeiro lugar, permitam com que me apresente um pouco melhor: sou Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Salvador – UNIFACS (Salvador, Bahia), onde também estou cursando o Mestrado em Sistemas e Computação. Atualmente trabalho com projetos que envolvem a construção de sistemas móveis em uma empresa soteropolitana.

 

Espero poder passar um pouco do que aprendi e venho aprendendo com o meu trabalho e com os meus estudos sobre o desenvolvimento de soluções móveis. Apenas para ressaltar, Soluções Móveis não significam somente “softwares móveis”, mas também aplicações servidoras (geralmente em J2EE ou .NET) que são utilizadas para atender às solicitações feitas pelos dispositivos móveis – vale lembrar que o foco dos artigos não será o desenvolvimento das aplicações servidoras, apesar de poderem ser abordadas, eventualmente, em alguns artigos, com o propósito de explanar e exemplificar o correto funcionamento de soluções móveis.

 

Mas Angelo, o que veremos de fato na sua coluna?

Irei abordar o desenvolvimento de sistemas para celulares e PDA´s utilizando a plataforma Java 2, através da sua vertente J2ME (Java para dispositivos móveis). Procurarei explanar tanto os conceitos pertinentes a dispositivos móveis quanto a programação prática de sistemas voltados para esses aparelhos. Meu objetivo será sempre fundamentar os conceitos por trás da programação, para que vocês possam aprender não somente a desenvolver sistemas em J2ME, mas também entender o correto funcionamento desses pequenos, porém poderosos, aparelhos.

 

Antes de concluir este artigo, gostaria de ressaltar a importância de se abordar as plataformas móveis, bem como a sua programação. Muitos estudiosos e pesquisadores apontam a mobilidade como uma das principais regras que irão imperar no universo da computação nos próximos anos, e isto não é difícil de perceber: a algumas décadas atrás, os computadores possuíam dimensões inconcebíveis para os padrões atuais (alguns computadores chegavam a ocupar andares inteiros de prédios); hoje em dia, temos em nossas casas computadores desktops que, muitas vezes, possuem capacidades de processamento e armazenamento muito superiores aos main frames mais antigos. E ainda vou mais longe: muitos notebooks atuais conseguem superar, e muito, os enormes computadores de um passado não muito distante.

 

Mas o que isto tem a ver com dispositivos móveis? Estamos caminhando para um momento em que tais dispositivos tornar-se-ão verdadeiros computadores que poderemos levar no bolso e utilizarmos onde quisermos (você pode não ter percebido, mas este movimento já começou e já está acontecendo). No futuro, alguns dispositivos móveis (principalmente PDA´s) terão capacidade computacional semelhante aos computadores pessoais que utilizamos atualmente; é claro que esta evolução não ocorrerá da noite para o dia, mas é bom estarmos antenados, afinal, é melhor fazer parte da evolução do que ser surpreendido por ela.

 

Com o aumento das capacidades de processamento, armazenamento, do tamanho dos displays e das velocidades de transmissão de dados através das redes de telefonia celular, os dispositivos móveis (principalmente os celulares e PDA´s) estão nos levando a um novo patamar de mobilidade e portabilidade: poderemos ter, sempre conosco, os nossos principais documentos, ler e responder e-mails, assistir clips, acessar computadores remotamente, conversar em salas de chat, jogar com várias outras pessoas (inclusive de diferentes regiões geográficas) em tempo real, dentre muitas outras coisas fantásticas. No entanto, nem tudo são flores: apesar de muitas dessas facilidades já serem encontradas em muitos aparelhos vendidos atualmente no mercado, algumas delas ainda precisam evoluir para um melhor nível de maturidade; além disso, o custo da utilização de alguns desses recursos, que é estabelecido pelas operadoras de telefonia celular, ainda os torna proibitivos. A tendência, no entanto, é que os custos de utilização de tais serviços diminuam com o passar do tempo, sobretudo pela popularização de dispositivos mais modernos e que incorporam mais funcionalidades.

 

Uma outra característica interessante que poderá vir a ser integrada em dispositivos móveis se refere à tão comentada e esperada televisão digital; alguns padrões permitem, por exemplo, a sintonização de canais de TV diretamente dos celulares e PDA´s, a qualquer hora do dia ou da noite, com qualidade digital e interatividade com os usuários. Prometo escrever, mais adiante, um artigo sobre televisão digital e a plataforma Java voltada para o desenvolvimento de sistemas para ela.

 

Entender o funcionamento desses pequenos aparelhos e dominar o desenvolvimento de aplicações para os mesmos é de fundamental importância para aqueles que almejam atuar no promissor segmento de aplicações móveis, além de ser de grande valia para os que desejam se manterem atualizados em relação ao estado da arte nesta área que promete muitas (e boas) surpresas para os próximos anos.

 

Bem, é isso. Neste primeiro artigo procurei fornecer uma visão panorâmica do universo mobile e apresentar os assuntos que serão abordados ao longo dos próximos artigos que irei escrever. Sintam-se à vontade para escrever e-mails com suas dúvidas, críticas e sugestões (posso demorar um pouquinho, mas prometo responder a todos :)).

 

A partir do próximo artigo começaremos, de fato, a nossa “viajem” pelo mundo dos dispositivos móveis e a sua programação. Fiquem ligados!

 

Um abraço a todos, e até lá!

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?