Programação Orientada a Objeto - Parte IV

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Durante estes artigo será mostrado como aplicar na prática os quatro conceitos básicos da orientação a objeto (Abstração, Encapsulamento, Herança, Polimorfismo)

Programação Orientada a Objeto - Parte IV

Um exemplo prático em Delphi



Exemplo de POO na Linguagem Delphi (cont.)

  

Vamos tornar os métodos da nossa superclasse em métodos virtuais:

 

01

unit UClasses;

02

 

03

interface

04

 

05

type

06

  TPessoa = class

07

    Nome: string;

08

    Fone: string;

09

    procedure Avaliar; virtual;

10

    constructor Create; virtual;

11

    destructor Destroy; virtual;

12

  end;

13

 

14

  TAluno = class(TPessoa)

15

    Turma: string;

16

    procedure Avaliar; override;

17

    constructor Create; override;

18

    destructor Destroy; override;

19

  end;

20

 

21

  TProf = class(TPessoa)

22

    Disciplina: string;

23

    procedure Avaliar; override;

24

    constructor Create; override;

25

    destructor Destroy; override;

26

  end;

27

 

28

implementation

29

 

30

uses Dialogs;

31

 

32

{ TPessoa }

33

 

34

procedure TPessoa.Avaliar;

35

begin

36

  ShowMessage('Avaliação sendo executada');

37

end;

38

 

39

constructor TPessoa.Create;

40

begin

41

  Self.Nome := 'Novo Nome';

42

  Self.Fone := 'Novo Fone';

43

end;

44

 

45

destructor TPessoa.Destroy;

46

begin

47

  Self.Nome := '';

48

  Self.Fone := '';

49

end;

50

 

51

{ TAluno }

52

 

53

procedure TAluno.Avaliar;

54

begin

55

  inherited;

56

  ShowMessage('Respondendo a prova');

57

end;

58

 

59

constructor TAluno.Create;

60

begin

61

  inherited;

62

  Self.Turma := 'Nova Turma';

63

end;

64

 

65

destructor TAluno.Destroy;

66

begin

67

  Self.Turma := '';

68

  inherited;

69

end;

70

 

71

{ TProf }

72

 

73

procedure TProf.Avaliar;

74

begin

75

  inherited;

76

  ShowMessage('Aplicando a prova');

77

end;

78

 

79

constructor TProf.Create;

80

begin

81

  inherited;

82

  Self.Disciplina := 'Nova Disciplina';

83

end;

84

 

85

destructor TProf.Destroy;

86

begin

87

  Self.Disciplina := '';

88

  inherited;

89

end;

90

 

91

end.

 

Vemos uma das vantagens da POO, mudamos as classes mas não precisamos mudar nada no FPrincipal, para as alterações entrarem em vigor apenas compile e teste.

 

O código a seguir transforma a superclasse TPessoa em uma classe abstrata, obrigando as subclasses TAluno e TProf a implementar o método abstrato:

 

01

type

02

  TPessoa = class

03

    Nome: string;

04

    Fone: string;

05

    procedure Avaliar; virtual;

06

    procedure Lancar_Nota; virtual; abstract;

07

    constructor Create; virtual;

08

    destructor Destroy; virtual;

09

  end;

10

 

11

  TAluno = class(TPessoa)

12

    Turma: string;

13

    procedure Avaliar; override;

14

    procedure Lancar_Nota; override;

15

    constructor Create; override;

16

    destructor Destroy; override;

17

  end;

18

 

19

  TProf = class(TPessoa)

20

    Disciplina: string;

21

    procedure Avaliar; override;

22

    procedure Lancar_Nota; override;

23

    constructor Create; override;

24

    destructor Destroy; override;

25

  end;

 

Pressione Crtl+Shift+C dentro das classes TAluno e TProf, em seguida entre com código mostrado:

 

01

procedure TAluno.Lancar_Nota;

02

var

03

  Nota: string;

04

begin

05

  InputQuery('Nota', 'Qual foi a nota?', Nota);

06

end;

07

 

08

procedure TProf.Lancar_Nota;

09

var

10

  Aluno, Nota: string;

11

begin

12

  InputQuery('Aluno', 'Nome do aluno?', Aluno);

13

  InputQuery('Nota', 'Qual foi a nota do aluno ' +

14

    Aluno + '?', Nota);

15

end;

 

Mude o evento OnClick do TButton que está FPrincipal, compile, teste e verifique o erro que dá:

 

01

procedure TFPrincipal.Button1Click(Sender: TObject);

02

var

03

  Pessoa: TPessoa;

04

  Aluno: TAluno;

05

  Prof: TProf;

06

begin

07

  // Trabalhando com o objeto Pessoa

08

  Pessoa := TPessoa.Create;

09

  ShowMessage( 'Objeto Pessoa' +#13+

10

    Pessoa.Nome +#13+ Pessoa.Fone );

11

  Pessoa.Nome := 'Tadeu';

12

  Pessoa.Fone := '1111-1111';

13

  Pessoa.Avaliar;

14

  Pessoa.Lancar_Nota;

15

  ShowMessage( 'Objeto Pessoa' +#13+

16

    Pessoa.Nome +#13+ Pessoa.Fone );

17

  Pessoa.Destroy;

18

 

19

  // Trabalhando com o objeto Aluno

20

  Aluno := TAluno.Create;

21

  ShowMessage( 'Objeto Aluno' +#13+

22

    Aluno.Nome +#13+ Aluno.Fone +#13+ Aluno.Turma );

23

  Aluno.Nome := 'José';

24

  Aluno.Fone := '2222-2222';

25

  Aluno.Turma := 'Comp02';

26

  Aluno.Avaliar;

27

  Aluno.Lancar_Nota;

28

  ShowMessage( 'Objeto Aluno' +#13+

29

    Aluno.Nome +#13+ Aluno.Fone +#13+ Aluno.Turma );

30

  Aluno.Destroy;

31

 

32

  // Trabalhando com o objeto Prof

33

  Prof := TProf.Create;

34

  ShowMessage( 'Objeto Prof' +#13+

35

    Prof.Nome +#13+ Prof.Fone +#13+ Prof.Disciplina );

36

  Prof.Nome := 'Maria';

37

  Prof.Fone := '3333-3333';

38

  Prof.Disciplina := 'Linguagem II';

39

  Prof.Avaliar;

40

  Prof.Lancar_Nota;

41

  ShowMessage( 'Objeto Prof' +#13+

42

    Prof.Nome +#13+ Prof.Fone +#13+ Prof.Disciplina );

43

  Prof.Destroy;

44

end;

 

A classe TPessoa não poderia ter sido instanciado pois ela é uma classe abstrata, mas caso se deseje utilizá-la e desprezar a regra de não poder instanciar uma classe abstrata, basta comentar a linha 14 com a barra dupla.

 

Este artigo foi cedido por http://www.cassic.com.br/

 
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