Programando com EventKit – Parte 1 - Revista Mobile Magazine 47

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo será abordado o desenvolvimento com o framework EventKit, que é capaz de dar acesso às funções nativas dos aplicativos Calendar.app e Reminder.app do sistema IOS, começando pelos eventos do calendário.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Artigo no estilo Curso Online.
Programando com EventKit – Parte 1
O EventKit é parte integrante do Cocoa Touch e tem como objeito disponibilizar uma biblioteca de integração da sua aplicação que permite acessar e manipular os eventos e lembretes do sistema iOS, trazendo um conjunto de facilidades que podem ser facilmente utilizadas para embutir um diferencial em seu aplicativo.

Neste artigo será abordado o desenvolvimento com o framework EventKit, que é capaz de dar acesso às funções nativas dos aplicativos Calendar.app e Reminder.app do sistema iOS, começando pelos eventos do calendário. Com isso, o desenvolvedor pode incluir lembretes e eventos no calendário do usuário, bem como ler estes eventos. Este artigo destina-se a usuários de nível intermediário, pois sugere que este já tenha prévio conhecimento em funcionalidades básicas, criação de métodos e criação de interfaces básicas. Todo o conteúdo será abordado considerando um conjunto de exemplos práticos.

Em que situação é útil
O framework EventKit permite tornar sua aplicação mais rica para o usuário final, conectando-se a todo o contexto do sistema operacional, fazendo sua aplicação integrar-se ao cotidiano do usuário. Desta forma, o iOS permite que o usuário tenha um ponto de concentração de seus eventos e lembretes, que serão compartilhados entre as diversas apps, cada um com sua característica

O uso de frameworks em atividades de desenvolvimento de software se mostra cada vez mais essencial. Com a crescente complexidade dos sistemas e as infinitas possibilidades disponibilizadas pelas plataformas de desenvolvimento, ter um conjunto de componentes prontos para uso é essencial na busca pela produtividade nas atividades de desenvolvimento. No cenário atual, é difícil imaginar o desenvolvimento de um software sem o uso de qualquer tipo de framework. Quando o assunto é desenvolvimento mobile, já temos também um conjunto rico de possibilidades. No contexto do desenvolvimento iOS, a ferramenta de uso é o CocoaTouch.

Neste contexto, o EventKit é parte integrante do Cocoa Touch, um conjunto de frameworks que traz acesso a diversas funcionalidades do dispositivo presente nos sistemas IOS. O objetivo do EventKit é ser uma biblioteca de integração da sua aplicação com os eventos e lembretes do sistema iOS. Por isso, uma biblioteca será inserida no seu projeto através do xCode.

O xCode é o ambiente de desenvolvimento disponibilizado pela Apple para apoiar desenvolvedores na criação de soluções inovadoras para a plataforma iOS. O xCode possui uma série de recursos que facilitam bastante a tarefa do desenvolvedor. Uma das que se destacam é a facilidade em desenvolver interfaces gráficas atraentes seguindo os padrões de interface de usuário definidos pela Apple para sua plataforma.

Neste artigo apresentaremos a construção de um aplicativo que faz a leitura dos eventos do calendário disponíveis no iOS do aparelho, bem como alterá-los e apagá-los. O exemplo utilizado é interessante por que irá ajudar a você a lidar com uma funcionalidade que pode ser adaptada e integrada a diversos tipos de aplicações.

É bem simples compreender como o EventKit é utilizado para se comunicar com os aplicativos Calendar.app e Reminder.app, basta observar a Figura 1. Ela demonstra que sua aplicação, através do framework, acessa uma base de dados (nativa do IOS) que é responsável por armazenar as informações destes eventos e lembretes.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?