O projeto coin foi um dos projetos que entraram na nova versão do java 7, o seu objetivo foi trazer facilidades para que o desenvolvimento com o java se torne menos “verboso” em algumas atividades triviais com a linguagem. O objetivo desse artigo é estar mostrando todos os benefícios do projeto coin de um modo mais prático.

            Para iniciar com a demonstração do projeto coin  é necessário baixar tanto o jdk ambos os links estão em referências no final do artigo. Após ter baixado basta descompactar o novo java e instalar a ide, tão logo feito isso no netbeans vá em ferramentas/ plataforma java e adicione uma nova plataforma e selecione java Standart Edition, avance em seguida informe o diretório aonde está o java 7 já descompactado. Assim será criado um projeto java normalmente a  única diferença é que após criado se irá nas propriedades do projeto e será selecionado o jdk 1.7, que é o java 7.

 

Novas Funcionalidades com o Coin JSR 334

 

            O projeto coin traz pequenas melhorias para o java,  deixando em alguns caso o código mais legível, além de simplificar algumas rotinas já existentes.

             Com primeiro exemplo será mostrado  switch com Strings antes esse recurso era possível apenas com variáveis do tipo Enum e inteiros, na verdade o que ele faz basicamente não deixa de ser um inteiro já que ele faz seleção a partir do hascode. A listagem 1 mostra um pequeno exemplo dessa utilização



        String bebida = "cafe";

         switch (bebida) {

             case "cafe":
                 System.out.println("Vai precisar de leite");
                 break;
             case "suco":
                 System.out.println("Vai precisar de acucar");
                 break;
             case "refrigerante":
                 System.out.println("Vai precisar de gelo");
                 break;
 
             default:
                 System.out.println("Bebida desconhecida");
                 break;
 
         }

tabela 1: demonstração do switch com String

 

            O ARM, Automatic Resource Management ou gerenciamento de recursos automático, que consiste em não precisar se preocupar com os recursos que serão utilizados em seu programa. Tais recursos serão fechados assim que saírem do bloco try  para isso basta que o Objeto implemente o java.lang.AutoCloseable.  A interface Closeable estende AutoCloseable, sendo mais interessante o AutoCloseable, pois neste ao executar o método close() não executa nenhuma exceção.  Na listagem 2 demonstra a transferência entre arquivos e não foi necessário fechar o arquivo.



     public void copiarArquivo(File original, File copiado) throws FileNotFoundException, IOException {

         try (InputStream in = new FileInputStream(original);

                 OutputStream out = new FileOutputStream(copiado)) {

             byte[] buf = new byte[1024];

             int n;

             while ((n = in.read(buf)) >= 0) {

                 out.write(buf, 0, n);

             }

         }//sera fechado automaticamente apos operacao

     }

listagem 2: mostra a transferência de um arquivo para o outro sendo que tão logo o processo acabe os Stream serão automaticamente fechados.

 

O multi-try para alguns foi o recurso mais esperado dessa nova versão, que permite que se trate várias exceções de um bloco try em um único cath basta apenas separar as exceções por um '|' pipe. Na versão atual é necessário que você acabe colocando um cath em baixo do outro o que em alguns caso se torna totalmente indispensável além de deixar o código duplicado.

 


         File origem = new File("java.txt");

         File destino = new File("java7.txt");

 

         ExemploARM arm = new ExemploARM();

         try {

             arm.copiarArquivo(origem, destino);

         } catch (FileNotFoundException | IOException ex) {

             ex.printStackTrace();

         }

Listagem 3: execução do código da Listagem 2 utilizando multy-try

 

 

Falando ainda na melhoria que envolvem o bloco try, com o try-resource agora é possível entrar dentro do bloco try somente se conseguir o recurso, na listagem 4 mostra um exemplo desse recurso.

 


         try (BufferedReader reader = Files.newBufferedReader(arquivo, charset)) {

  

              while ((strLine = reader.readLine()) != null) {

  

                  System.out.println("Arquivo " + strLine);

  

              }

          } catch (IOException x) {

              System.err.format("IOException: %s%n", x);

Listagem 4: Usando try resource

            No java 7 também houve uma grande melhoria com os Generic e também com as coleções facilitando a criação desses tipos de objetos.  Agora é possível criar uma coleção genérica de uma maneira mais enxuta que ficou conhecido como diamond. Isso acontece por que o operador “<>” solicita ao compilador que seja inferido a construção a partir dos parâmetros definidos na referência para esse objeto. Na listagem 4 é mostrado o iniciar de alguns collections se mostra bastante simplificado em relação a versão 6, sendo que na ultima linha do código aquela instrução não compilará por falta de referência ao tipo de genérico da coleção.



         List diamont = new ArrayList<>(); //diamont

         List bebidas;

         Map> maps = new HashMap<>();

         maps.put("dimaont", bebidas = new ArrayList<>());

         maps.put("referenciado", new ArrayList());

 //    maps.put("erro",  new ArrayList<>() );

         String[] s = {"asdf"};



Listagem 4: diamond

 

Falando um pouco mais sobre coleções e genéricos se criou a anotação @SafeVarargs que informa  ao javac que essa operação é segura.

 


       @SafeVarargs

     static  List asList(T... elements) {

         System.out.println(elements);

         return null;

     }

 

     @SafeVarargs

     static void varags(List... stringLists) {

         Object[] array = stringLists;

         List tmpList = Arrays.asList(42);

         array[0] = tmpList; //semantica invalida, mas compila ser atencao

         String s = stringLists[0].get(0); // ClassCastException durante execucao

     }

 }

Listagem 5: uso da anotação @SafeVarargs faz com que compile sem

 

 

            O separador de dígitos é um recurso que permite que para melhor entendimento de números longos, que eles sejam separados por '_' a única regra é que ele não seja não o primeiro nem o ultimo valor, durante o processo de compilação esse separador é ignorado então 22 será igual a 2_2 e você pode usar esse recursos em números fracionados como float e Double. Existe também o literal para binário apesar que boa parte das aplicações corporativas não usem tal recurso vale salientar que o java não é somente uma linguagem, mas uma plataforma e será bastante útil para aplicativos embarcados, para isso basta usar como prefixo 'ob' (zero e b) seguido da sequência de binários (valores zeros e uns) e esse recurso pode também ser associado aos separadores.



         long longPrimitivo = 9_999_999_99;

         Long longObjeto = 9__3234_300l;

         double doublePrimitivo = 232_32.32_12d;

         Double doubleObjeto = 88_32.32_12d;

         int binA = 0b01_01;

         int binB = 0b0101_0111;

 

 

         if (2222 == 22_22) {

             System.out.println("Valores iguais");

         }

 

         if (binA == 5) {

             System.out.println("Equivalentes a binario");

         }

Listagem 5: uso de separador e de literal com binário

 

Conclusão:

 

Nesse artigo foi mostrado sobre uma das partes do java 7 o projeto coin, esses recursos certamente facilitarão o desenvolvimento diminuindo em alguns casos muitas linhas de código durante o desenvolvimento da aplicação.

Confira outros conteúdos:

Assista grátis a nossa aula inaugural
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>

Perguntas frequentes

Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital. Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários. Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido! Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos. Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato. Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades. Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam. Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo. Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile. Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado. Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes. Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno. Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho. Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00. Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos". Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :) As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso! Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos. Temos um trato?
autor
Por Otávio Em 2011

Nossos casos de sucesso

Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro período na faculdade.

Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado! Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo.
Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento!
Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um Full-Stack Dev!

Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito obrigado!

Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado, adorando demais.

Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer. Foi o melhor investimento da minha vida!

Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da programação, irei assinar meu contrato como programador graças a plataforma.

Wanderson Oliveira

linkedin

Comprei a assinatura tem uma semana, aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem como não aprender, estão de parabéns!

Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de seus alunos, parabéns!

Eduardo Dorneles

linkedin

Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com React!

Adauto Junior

linkedin

Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar