Voltar
Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate.
Projeto de Banco de Dados para Imobiliárias
Este artigo expõe a modelagem de dados para a construção de um sistema que gerencia e controla os serviços de uma imobiliária, podendo ser adaptado para diversos outros projetos que necessitem do armazenamento de dados relacionados a aluguéis de imóveis. Apresentaremos a modelagem da estrutura de armazenamento de dados para um sistema de controle de serviços de uma imobiliária que gerencia a locação de casas, apartamentos, terrenos e outros imóveis tanto para os proprietários como para inquilinos.

O modelo abordado neste artigo é útil para a construção de sistemas que lidem com aluguéis de imóveis.

Em que situação o tema é útil
A partir do modelo sugerido é possível modificar as entidades, atributos e relacionamentos para adequar a estrutura de acordo com outros tipos de sistemas e cenários onde é preciso gerenciar imóveis, proprietários, clientes, serviços e profissionais.

Quando procuramos um lugar para morar nos deparamos com basicamente duas opções: o aluguel temporário ou a compra de um imóvel. Geralmente estas duas opções são apresentadas por empresas especializadas nesta área, isto é, imobiliárias.

Existem diversos tipos de imobiliárias, desde aquelas responsáveis por toda a criação, divulgação e comercialização de empreendimentos gigantescos, até modestas imobiliárias cuja área de atuação é pequena e os serviços prestados são básicos. Independente da abrangência, a atividade de encontrar, alugar e vender imóveis gera muitos dados que precisam ser armazenados de maneira adequada para fornecer suporte tanto para aqueles que utilizam os serviços imobiliários como para quem é responsável pelo negócio.

Com base neste cenário, este artigo apresentará como modelar um banco de dados para um sistema que gerencia as informações envolvidas no funcionamento de uma imobiliária cujo principal negócio é o aluguel de imóveis para a moradia temporária. A aplicação deste modelo de dados pode ser útil para o desenvolvimento de sistemas que auxiliem todas as tarefas administrativas envolvidas com o dia a dia da locação de espaços habitáveis.

A modelagem que será apresentada neste artigo aborda apenas alguns aspectos administrativos e operacionais e não se aprofunda nos trâmites e detalhes relacionados à parte financeira, jurídica e contábil da imobiliária. Contudo, a modelagem pode ser facilmente adaptada para suprir as necessidades de acordo com as diferentes características do negócio, como locação de quiosques, cabines de eventos, estruturas, parques, etc. O modelo apresentado também poderá ser adaptado para integração com outros sistemas que já existam ou que possam ser desenvolvidos como, por exemplo, um ERP ou um CRM.

Entendendo o cenário

O modelo apresentado tem como finalidade armazenar os dados envolvidos no objetivo principal do negócio de qualquer empresa que preste o serviço de encontrar o melhor local para moradia de acordo com o perfil e necessidades do cliente (o inquilino ou locatário) e as expectativas do dono do imóvel (proprietário ou locador). No cenário deste artigo a imobiliária não fornece apenas imóveis para locação, mas sim proporciona ajuda ao cliente durante todas as etapas do processo, desde a escolha do imóvel até a devolução das chaves no término do contrato.

Sendo assim, o cenário que abordaremos neste artigo se baseia em uma pequena imobiliária com atuação reduzida a apenas um bairro de uma cidade. Esta imobiliária é responsável pela locação de apartamentos, escritórios para profissionais autônomos, flats, casas, fazendas, pousadas, chácaras, galpões, armazéns, sítios e outros tipos de imóveis. Ou seja, o banco de dados deve armazenar dados associados a estes tipos de imóvel incluindo características como localização, metragem, quantidade de cômodos, áreas comuns, se possui vaga para estacionamento, etc. Também é preciso guardar informações sobre o histórico de clientes que já alugaram o imóvel e o estado do imóvel antes e depois da locação.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo