Do que trata o artigo

O objetivo desde artigo é esclarecer alguns aspectos importantes e inerentes à segurança da informação ao utilizar objetos do tipo string em sistemas computacionais. A classe SecureString é apresentada, bem como descrita como pode nos auxiliar a proteger dados sensíveis em memória e desta forma prevenir que informações restritas e sigilosas sejam capturadas. Com o suporte da classe SecureString é possível construir softwares mais seguros e com maior confiabilidade.


Para que serve

Ao trabalhar com objetos do tipo string é preciso ter em mente que o conjunto de caracteres que compõe um objeto do tipo string é armazenado em memória RAM e este objeto por sua vez pertencerá a um espaço de memória do processo do software que estamos construindo. Outra informação relevante é que é permitido a outras aplicações de código gerenciado ou não gerenciado sondarem estes espaços de memória dos processos em execução dentro do sistema operacional, evidenciando desta forma uma falha de segurança caso algum destes objetos do tipo string contenha alguma informação confidencial. O objeto SecureString nos auxilia a proteger dados neste contexto e impede que softwares externos capturem dados em uma aplicação que possamos vir a construir.


Em que situação o tema é útil

Segurança é algo implícito quando o assunto é software, pois atualmente com o apoio de aplicativos as pessoas realizarem diversas operações, a saber, efetuam transações comerciais, transmitem mensagens eletrônicas, controlam suas atividades e muitas outras coisas mais. Nestes cenários é necessário garantir que ao se construir um software, este não esteja vulnerável a ataques ou que exponha informações privilegiadas a pessoas ou agentes não autorizados. Com base nesta ideia, pensar em segurança e aproveitar as ferramentas e técnicas oferecidas pela plataforma .Net sempre será algo bem vindo e interessante.

Resumo do DevMan

Segurança é algo extremamente importante quando se fala em sistemas de informação, pois muitas das informações que os sistemas computacionais lidam são sigilosas e que não devem sob nenhuma circunstância cair em mãos erradas, pois os prejuízos e resultados negativos são inúmeros e imprevisíveis. A ideia central do artigo é apresentar o objeto SecureString que promove um nível maior de segurança quando é preciso trabalhar com strings seguras nas aplicações.

A partir desta seção vamos entender em termos mais práticos o uso do objeto SecureString e de que forma podemos aproveitar suas vantagens. Para tanto, iremos construir dois projetos de exemplo de captura de dados de autenticação. O primeiro será um modelo bem trivial onde não iremos utilizar o objeto SecureString justamente para observarmos como uma aplicação pode estar vulnerável quando não há o tratamento adequado para segurança e também construiremos um segundo exemplo que terá o mesmo propósito, entretanto será construído com a utilização da classe SecureString para evitar as vulnerabilidades apresentadas pelo primeiro exemplo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo