if/else em Python

Quando programamos, muitas vezes precisamos que determinado bloco de código seja executado apenas se uma determinada condição for verdadeira. Em casos assim, devemos fazer uso de uma estrutura de condição.

Neste documento você aprenderá a utilizar a estrutura de condição if-else e elif em Python.

if

O if é uma estrutura de condição que permite avaliar uma expressão e, de acordo com seu resultado, executar uma determinada ação.

No código a seguir temos um exemplo de uso do if no qual verificamos se a variável idade é menor que 20. Em caso positivo, imprimimos uma mensagem na tela e em caso negativo o código seguirá normalmente, desconsiderando a linha 3.


idade = 18
if idade < 20:
    print("Você é jovem!")

Como podemos notar, essa estrutura é formada pela palavra reservada if, seguida por uma condição e por dois pontos (:). As linhas abaixo dela formam o bloco de instruções que serão executadas se a condição for atendida. Para isso, elas devem ser identadas corretamente, respeitando a especificação do Python. Nesse código, apenas a instrução da linha 3 é executada, e por isso ela está tabulada. Se fosse necessária a execução de outras linhas no caso da idade ser menor que 20, elas também deveriam estar no mesmo nível de identação da linha 3.

if-else

Vimos anteriormente como utilizar o if para executar uma ação caso uma condição seja atendida. No entanto, nenhum comportamento específico foi definido para o caso de a condição não ser satisfeita. Quando isso é necessário, precisamos utilizar a reservada else.


idade = 18
if idade >= 18:
    print("maior de idade")
else:
    print("menor de idade")
  

Dessa vez, caso a condição avaliada na linha 3 não seja atendida, definimos o fluxo alternativo que o código deve seguir. Ou seja, se a idade não for maior ou igual a 18, o bloco abaixo da palavra reservada else deverá ser executado. Nesse caso, temos apenas uma instrução de impressão (linha 5).

if-elif-else

Adicionalmente, se existir mais de uma condição alternativa que precisa ser verificada, devemos utilizar o elif para avaliar as expressões intermediárias antes de usar o else, da seguinte forma:


idade = 18
if idade < 12:
    print("crianca")
elif idade < 18:
    print("adolescente")
elif idade < 60:
    print("adulto")
else:
    print("idoso")
  

Na linha 2 definimos a primeira condição (idade < 12). Caso essa não seja atendida, o programa seguirá para a linha 4 e avaliará a próxima condição (elif), que se for verdadeira fará com que o bloco logo abaixo (a linha 5, nesse caso) seja executado. Caso essa condição ainda não seja atendida (elif), há uma outra alternativa na linha 6 que será avaliada e que fará com que o bloco logo abaixo seja executado se ela for atendida. Por fim, se nenhuma das condições for satisfeita, o programa seguirá para a linha 8, executando o que é definido pelo else.

Links Úteis

  • Curso de Python:
    Esse curso ensina os primeiros passos para se tornar um programador Python, explicando os conceitos fundamentais necessários. Este curso é voltado a quem deseja ingressar na linguagem Python. Como exercício vamos desenvolver uma calculadora de pintura com Python.
  • Guia de Python:
    Python é uma linguagem criada no início da década de 90 e que começou a ganhar destaque nos últimos anos.
  • O que é Python?:
    Neste curso conheceremos um pouco sobre o Python, uma das principais linguagens de desenvolvimentos do mercado.

Saiba mais sobre if e else ;)

  • Java: if/else e o operador ternário:
    Este documento apresenta as estruturas condicionais if/else e operador ternário, recursos que possibilitam executar diferentes trechos de código com base em uma expressão booleana.
  • C#: if/else e o operador ternário:
    Nesta documentação você irá aprender a utilizar as estruturas de condição if/else e o operador ternário, os quais possibilitam a criação de diferentes fluxos de execução para atender a lógica de um programa em C#.
  • PHP: If/else e o operador ternário:
    Este documento apresenta a estrutura de condição if/else da linguagem PHP. Com ela é possível executar trechos de código apenas se uma condição for atendida.