Voltar

Variáveis são um dos recursos mais básicos das linguagens de programação. Utilizadas para armazenar valores em memória, elas nos permitem gravar e ler esses dados com facilidade a partir de um nome definido por nós.

Neste documento aprenderemos a declarar e atribuir valores a variáveis em Python.

Declaração e atribuição

Assim como em outras linguagens, o Python pode manipular variáveis básicas como strings (palavras ou cadeias de caracteres), inteiros e reais (float). Para criá-las, basta utilizar um comando de atribuição, que define seu tipo e seu valor, conforme vemos no código abaixo:


 mensagem = 'Exemplo de mensagem!'
 n = 25
 pi = 3.141592653589931
  

Nesse trecho foram feitas três atribuições. Na linha 1 foi atribuída uma string para uma nova variável chamada mensagem. Na linha 2 foi atribuído o valor inteiro 25 para n e na terceira linha foi atribuído um valor decimal para a variável pi.

Observe que não foi necessário fazer uma declaração explícita de cada variável, indicando o tipo ao qual ela pertence, pois isso é definido pelo valor que ela armazena, conforme vemos no código abaixo:


  type (mensagem)
  # <class 'str'>
  type (n)
  # <class 'int'>
  type (pi)
  # <class 'float'>
  

Nesse código, a linha 2 indica que a variável pertence à classe string. A linha 4 indica que a variável representa a classe de inteiros. Por sua vez, a sexta linha indica que a variável pi é do tipo float.

Conteúdo avançado Confira Curso de Python

Para exibir o conteúdo dessas variáveis utilizamos o comando de impressão print, da seguinte forma:


  print(mensagem)
  # Exemplo de mensagem!
  print (n)
  # 25
  print (pi)
  # 3.141592653589931
  

Nomeando variáveis

As variáveis podem ser nomeadas conforme a vontade do programador, com nomes longos, contendo letras e números. No entanto, elas devem necessariamente começar com letras minúsculas.

Além dessa regra é importante também estar atento às palavras reservadas da linguagem (Figura 1), que não podem ser utilizadas para nomear variáveis.

Palavras reservadas da linguagem Python
Figura 1. Palavras reservadas da linguagem Python