De que se trata o artigo:

O artigo trata sobre as certificações Java que são disponibilizadas pela Oracle e apresenta as particularidades do exame de cada uma delas, como número de questões e média para aprovação.


Para que serve:

A certificação Java da Oracle tem como objetivo garantir que o usuário da linguagem tem o conhecimento necessário para trabalhar na área de TI em que é certificado.

Em que situação o tema é útil:

Possuir uma certificação Java é útil para adquirir um domínio maior sobre a linguagem, especializando-se nas principais tecnologias do mundo Java. Assim o indivíduo ganha, além de conhecimento, um diferencial na concorrência por melhores vagas no mercado de trabalho.

Resumo DevMan:

O artigo apresenta ao leitor as doze certificações Oracle Java observando que cada certificação possui uma função específica que habilita o candidato aprovado em tal área. Demonstra como realizar a compra do passe que dá o direito de prestar o exame e como encontrar o conteúdo que é exigido na prova. Por fim, cita alguns livros e simulados que são de excelente ajuda para o candidato no estudo das certificações OCAJ e OCPJP.

Conforme o dicionário Aurélio, “certificado” tem a seguinte definição: “Dar como certo; assegurar como verdadeiro. Convencer da certeza. Fazer (alguém) ciente de. Passar certidão de.”. Tal definição pode ser vista como um sinônimo para a certificação Java, considerada uma prova que, em tese, garante que o profissional possui conhecimento do assunto tratado e esteja habilitado a trabalhar com ele. Já no portal da Oracle é possível encontrar a seguinte afirmação: “Obter uma certificação na tecnologia Java da Oracle representa uma comprovação evidente de suas habilidades técnicas, dedicação profissional e motivação, o que pode lhe trazer vantagens no mercado de trabalho. Amplamente reconhecidas no setor, as opções de treinamento e certificação na tecnologia Java da Oracle ajudam a comprovar que você possui as habilidades necessárias para cumprir com eficiência os desafios de uma empresa de TI.

O mercado de trabalho possui demanda por profissionais com conhecimento e experiência em Java e as certificações são cada vez mais valorizadas e consideradas por muitos como um fator importante para o sucesso na carreira. Porém obter uma certificação Java pode ser para alguns um objetivo muito trabalhoso. A experiência no uso da linguagem muitas vezes não se faz suficiente para a aprovação no exame. Essa experiência deve ser complementada com muita dedicação aos estudos através de bons livros, simulados e muita codificação.

Para os jovens programadores que estão iniciando no mundo da programação Java e não possuem experiência profissional, é bastante válido possuir uma certificação. A certificação não substitui o conhecimento adquirido no mercado de trabalho, mas insinua ao empregador que este jovem sabe estudar, se preparar para desafios e que tem o conhecimento da linguagem. Para o iniciante em Java, o estudo limitado a livros pode não ser suficiente para passar no exame, então é aconselhável procurar um bom curso de Java que tenha como opção um módulo preparatório para a certificação desejada.

A Sun Microsystems, antiga detentora dos direitos sobre o Java, oferecia oito certificações quando foi adquirida pela Oracle e esse número foi aumentado para doze. Cada certificação possui um objetivo muito bem definido e são divididas pela Oracle por categorias como Associado, Profissional, Máster e Especialista. Além das categorias as certificações possuem o Job Role, um tipo de cargo que faz referência ao membro certificado como sendo um Associado, Programador, Desenvolvedor ou Arquiteto. Existem certificações voltadas para as áreas de desenvolvimento Java SE (Figura 1), Java EE (Figura 2) e Java ME (Figura 3). Outra característica das certificações são as versões disponibilizadas para o exame. Cada certificação faz referência a uma versão específica do Java, por exemplo, Java 1.4, Java 5 ou Java 6. Se o candidato ao exame da certificação OCPJP 6 (antiga SCJP 6) estudou ou tem experiência apenas com o Java 1.4, verá na prova muitos conceitos desconhecidos, o que pode ser o fator relevante para sua reprovação. Outro ponto importante a ser observado pelo candidato é o idioma em que o exame será aplicado. Algumas certificações possuem versões em vários idiomas, entre eles o Português, mas na maioria delas apenas está disponível o idioma Inglês. Lembre-se que realizar uma prova com sessenta ou mais questões, em um idioma que você não tem domínio, também pode acabar sendo um fator propício à reprovação.

As certificações Oracle Java, bem como na época da Sun, possuem uma restrição de dependência entre elas. Algumas certificações dependem que você já tenha sido aprovado no exame de outra certificação específica, ou seja, não é possível prestar exame para a certificação de desenvolvedor web (OCPJWCD) sem possuir a certificação de programador (OCPJP), por exemplo.

Figura 1. Certificações disponíveis para Java SE.

Figura 2. Certificações disponíveis para Java EE.

Figura 3. Certificações disponíveis para Java ME.

As Categorias das Certificações Oracle

A Oracle divide as certificações Java em quatro categorias ou credenciais, que condizem com o grau de habilidade e conhecimento do indivíduo em relação à tecnologia Java. Veja na Figura 4 a categoria referente a cada certificação mais o Job Role de cada uma delas.

Oracle Certified Associate

A Oracle Certified Associate (OCA) é normalmente o primeiro passo para alcançar o carro-chefe das certificações, a ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo