Veremos cinco tipos de perfis de programador­, separados em dois grupos: um mais positivo e o outro grupo que requer mais atenção. Então fique atento as dicas para cada perfil.

Programador Organizado

Vamos começar com o grupo que tem bons perfis, e o primeiro que separamos é o programador organizado. É aquele que consegue definir suas prioridades e planeja as entregas no prazo. Além da organização pessoal, tem a organização do próprio código.

Como o dia a dia o programador é recebe diversas demandas, com diversos projetos tocados ao mesmo tempo, organiza-se é prioridade.

Vantagens

Esse perfil define o que consegue fazer em mais ou em menos tempo, e o que consegue colocar na frente para agilizar o pedido de um gestor. Esse cara tem capacidade de definir o dia de trabalho, definir suas metas, obrigações, e consegue soltar os pedidos aos poucos.

Isso é muito bom para o programador, porque consegue atender as expectativas que estão em cima dele, seja de um gerente ou dono da empresa, ou de toda a empresa em si.

Desvantagens

Ele pode acabar tendo uma emergência, como as que acontecem na vida real da programação; o conhecido modo bombeiro. O perfil organizado pode ter um pouco mais de resistência ao entrar no modo bombeiro, já que todo o seu planejamento é jogado fora.

Quando as prioridades mudam, o que quase sempre acontece, esse tipo de perfil tem um pouco mais de dificuldade de trabalhar sob pressão. Se for um pouco flexível, tentar se adaptar a alguns tipos de situações, com certeza esse perfil organizado consegue encarar esse tipo de situação.

Programador obcecado/noturno

Juntamos essas duas características (obcecado e noturno) porque elas tem muitas coisas em comum. É o cara que tem um ritmo de trabalho muito intenso, bem focado, individual. Ele trabalha de forma independente, e muitas vezes trabalha no período noturno.

Vantagens

Um dos pontos positivos desse tipo de programador é o foco no problema. Ele vai trabalhar naquele problema até conseguir uma solução.

Além disso, é um profissional de perfil independente, que não tira o tempo de pessoas que vão supervisioná-lo.

Desvantagens

A independência tem um lado negativo, pois esse profissional pode acabar não falando com ninguém e para uma equipe isso pode ser ruim pela falta da interação.

Por exemplo, um programador desses pode já ter mexido em um projeto que, ao ser designado para outro membro da equipe, é alterado seja que ambos conversem sobre.

Geralmente esse perfil é um pouco fechado, é um cara individualista, que interage pouco com a equipe.

Outro problema é a dificuldade de o cara se adaptar a um horário que não é a madrugada, já que uma empresa dificilmente vai trabalhar na madrugada.

Quando esse cara precisa trocar de horário, é aí que ele encontra dificuldade. O cara só rende de madrugada, e quando sai de casa para trabalhar parece um zumbi.

Programador teórico

Esse cara é o que vai viver atrelado a documentação da tecnologia. Isso é ótimo porque ele aprende aquela tecnologia de acordo com quem a criou.

Vantagens

Esse profissional vai aprender detalhes muito importantes para o funcionamento dos sistemas que vai fazer. Além disso, por meio da documentação vemos o que tem de recurso.

Desvantagens

Apesar de a documentação ser vasta, com vários exemplos, ter muitos detalhes naquilo que ela vai se propor a ensinar, muitas vezes só se basear nela acaba engessando o profissional.

Ir até a documentação para ver se é aquilo que realmente o programador quer aprender é muito legal. Conferir os exemplos básicos é o que a documentação te mostrará, mas aqueles exemplos do mundo real, que exigem inventar soluções, é outra história. Existem regras de negócio e muitas outras coisas que a documentação não vai cobrir.

O que sugerimos é que consulte a documentação sim, porém, que ela não seja a única fonte para aprender e desenvolver as suas habilidades.

A DevMedia está focada totalmente na prática, com projetos, cursos e exercícios totalmente focados no mundo real

Esses foram os perfis positivos que trouxemos. Agora veremos os perfis que requerem atenção. Se você começar a se identificar nesses perfis, tome cuidado, não é o melhor caminho para a sua carreira.

Programador enrolado

É o cara enrolado, que não tem nada de positivo para destacar, porque só tem contras. É um cara que não entrega dentro do prazo, que as vezes tem um código mais ou menos ruim, um código embolado, inelegível. É um profissional que não consegue se resolver sem a ajuda de um profissional mais experiente.

Toma muito cuidado com esse tipo de perfil se você está começando a sua carreira agora. Consiga fazer as coisas que propõe a fazer, não deixe nada inacabado. Não escreva o código de qualquer jeito, pois se começar a sua carreira assim, vai ser um problema, além de não ser bem-visto pelos profissionais e empresas.

Se você já se encontra nessa situação, o que deve fazer é identificar o que está te causando um problema. Se for por falta de conhecimento, pegue um pouco do perfil teórico para estudar a tecnologia. E se é por falta de organização, se organize para influenciar diretamente nas suas entregas.

Além disso, aprenda a resolver as coisas sozinho. Não pode ficar sempre contanto com outra pessoa para te ajudar. Não resolve o seu trabalho e ainda está atrapalhando o outro.

Programador gambiarra

É aquele que gosta da gambiarra. Ele até consegue entregar as soluções, só que vem o bônus. Ele é um cara que bola umas soluções que jamais ninguém imaginaria para resolver o problema. É um preguiçoso porque não quer perder tempo tentando resolver o problema.

Além da preguiça, esse perfil tem outros problemas muito sérios, como a dificuldade na manutenção do código e os bugs futuros.

Como pode melhorar? Programe direito, identifique o ponto de dificuldade, conheça a tecnologia.

Se você se identificou com algum desses perfis ou lembra de algum perfil que a gente esqueceu, por favor, coloca lá nos comentários.