Você está deslogado

Normalmente os projetos de software, principalmente web, são divididos em partes como front-end (client side) e back-end (server side). Enquanto há desenvolvedores que se especializam e atuam em apenas uma das pontas, existem também aqueles que são responsáveis por "tudo". Ou seja, tanto programam o back-end usando uma linguagem como C#, Java ou PHP (além do banco de dados), quanto constroem e mantêm o front-end com HTML, CSS, JavaScript (além dos frameworks). A esse profissional que atua nas duas "frentes" é dado o nome de fullstack.

Você é um programador fullstack?

O que é stack O programador fullstack A stack pode ser maior
#PraCegoVer - Transcrição dos Slides Stack é um conjunto de tecnologias que usamos para desenvolver nossos softwares. Por exemplo, Front-end (HTML, CSS, JavaScript, Frameworks) + Back-end (Java, PHP, C# etc) + Banco de dados (MySQL, Oracle, MongoDB etc)
O front-end developer entende das tecnologias front-end, enquanto o Back-end developer entende das tecnologias back-end e banco de dados. Já o Fullstack developer domina todas
A stack nunca para de crescer, pois adiciona as tecnologias mobile (Ionic, Cordova, Android, etc) e infraestrutura (Cloud, Containers, Servidores etc)

No contexto do desenvolvimento de software, stack é o conjunto de tecnologias que usamos para criar nossas aplicações. Nessa stack estão as linguagens de programação (server side e client side), frameworks e bancos de dados.

Dependendo do tipo de aplicação, ela pode conter diferentes partes que requerem o uso de diferentes tecnologias. Por exemplo, em aplicações web temos o front-end, que normalmente é construído com HTML, CSS e JavaScript, e o back-end, no qual usamos linguagens como Java, PHP e C#. Além disso, no back-end normalmente existe um banco de dados, como MySQL, SQL Server, etc.


Aprenda React Native do Hello World ao CRUD


Tomando como exemplo o desenvolvimento de uma aplicação web em .NET, podemos usar uma stack composta por HTML+CSS+JavaScript no front-end e C# no back-end com SQL Server como banco de dados. Detalhando um pouco mais essa stack, podemos incluir o Angular e Bootstrap no front-end, além do ASP.NET MVC e Entity Framework no back-end.

MEAN Stack

Você provavelmente já ouviu falar em MEAN, acrônimo de MongoDB + Express + Angular + Node.js. Trata-se de uma stack totalmente baseada em JavaScript: o front-end fica por conta do Angular; o back-end com o Node.js e o Express (framework para aplicações web); e o banco de dados é o MongoDB.

Sugestão de conteúdo

Se você quer se tornar um programador completo, confira os Guias de Carreira, que vão lhe orientar sobre quais cursos fazer para atingir seu objetivo: