Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

Apresentar a correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público da Petrobras para a carreira de Análise de sistemas júnior com especialidade em Engenharia de Software.


Para que serve

O conteúdo apresentado neste artigo serve para treinar candidatos e estudantes de banco de dados para futuras provas e concursos.


Em que situação o tema é útil

A resolução das questões apresentadas neste artigo é útil para o candidato que almeja seguir a carreira de servidor público em um dos diversos cargos relacionados à área de tecnologia da informação, mais especificamente para aqueles que precisam estudar o conteúdo de banco de dados voltado para a programação de sistemas.

Resumo DevMan

A empresa estatal Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A), uma das maiores empresas do Brasil, abriu um concurso público em dois de março de 2010 para preencher diversos postos de trabalho. Dentre os principais cargos apresentados no edital, destaca-se o cargo de Analista de Sistemas Júnior com especialidade em Engenharia de Software. Neste artigo será apresentada apenas a correção das questões com conteúdo de banco de dados da prova para a carreira de Analista de Sistemas Júnior com especialidade em Engenharia de Software. As questões são apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

A empresa estatal Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A), uma das maiores empresas do Brasil, abriu um concurso público em dois de março de 2010 para preencher diversos postos de trabalho. Dentre os principais cargos apresentados no edital, destaca-se o cargo de Analista de Sistemas Júnior com especialidade em Engenharia de Software. Apenas dois postos de trabalho estavam disponíveis para este cargo, que contou com vagas para cidades do Espírito Santo e São Paulo. Como requisito, os candidatos devem ter diploma de ensino superior completo fornecido por um curso de graduação na área de exatas. O salário inicial para este cargo foi de R$ 5.685,07.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões de conhecimentos básicos, que compreendiam 50 questões objetivas com caráter eliminatório, e questões com conhecimentos específicos, que compreendiam 70 questões com caráter eliminatório e classificatório. As questões deveriam ser respondidas através da escolha de apenas uma dentre cinco alternativas. O candidato que obteve aproveitamento inferior a 50% do total de pontos da prova de Conhecimentos Básicos ou aproveitamento inferior a 60% do total de pontos da prova de Conhecimentos Específicos ou obteve nota zero em qualquer das matérias da prova de Conhecimentos Básicos foi eliminado do concurso.

O tempo total para a realização da prova de conhecimentos específicos foi de quatro horas. O edital indicou que os candidatos ao cargo de Analista de Sistema Júnior devem possuir conhecimentos de sistemas operacionais, bancos de dados, BI (Business Intelligence) e desenvolvimento de sistemas. No que diz respeito a banco de dados, os candidatos devem saber os principais conceitos da teoria relacional e também aspectos práticos, como instalação, configuração e administração. Na bibliografia não há referência a nenhum banco de dados específico, como Microsoft SQL Server ou Oracle.

Além do conhecimento em banco de dados, a prova também apresentou questões de lógica, rede, infraestrutura, programação, noções de governança de TI, COBIT 4.0 (ver Nota DevMan 1) e gerenciamento de projetos. A elaboração da prova ficou a cargo da fundação Cesgranrio, que por força de lei realiza diversos concursos públicos no Brasil sem necessidade de processo licitatório.

Nota DevMan 1. COBIT

COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um guia de boas práticas apresentado como framework dirigido para a gestão de Tecnologia de Informação (TI). Este guia possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um framework, objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento. Especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do CobiT como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) percebido e fornecendo métricas para avaliação dos resultados por meio de KPIs (Key Performance Indicators). O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas, tal como independe do tipo de negócio, valor e participação que a tecnologia da informação tem na cadeia produtiva da empresa.

Neste artigo será apresentada apenas a correção das questões com conteúdo de banco de dados da prova para a carreira de Analista de Sistemas Júnior com especialidade em Engenharia de Software. As questões são apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões de conhecimento específico

Considere o esquema relacional apresentado na Figura 1 para responder as questões 5 a 7:

Figura 1. Esquema relacional utilizado nas questões 5 a 7.

Onde:

  • Os atributos sublinhados de forma contínua nas tabelas representam sua chave primária;
  • O atributo idDesfile na tabela ATUACAO é chave estrangeira da chave primária da tabela DESFILE;
  • O atributo idManequim na tabela ATUACAO é chave estrangeira da chave primária da tabela MANEQUIM;
  • O atributo idEstilista na tabela TEL_ESTILISTA é chave estrangeira da chave primária da tabela ESTILISTA;
  • O atributo idEstilista na tabela CONTRATACAO é chave estrangeira da chave primária da tabela ESTILISTA;
  • O atributo idDesfile na tabela CONTRATACAO é chave estrangeira da chave primária da tabela DESFILE;
  • Os atributos das relações apresentadas são criados na base de dados na ordem em que estão declarados.

5) Qual dos seguintes modelos (Figuras 2, 3, 4, 5, 6) entidade-relacionamento representa o esquema relacional apresentado?

Figura 2. Modelo ER da alternativa A.

Figura 3. Modelo ER da alternativa B.

Figura 4. Modelo ER da alternativa C.

Figura 5. Modelo ER da alternativa D.

Figura 6. Modelo ER da alternativa E.

Gabarito: Alternativa C, representada na Figura 4.

Comentário: Esta questão cobra do candidato o conhecimento de modelos de dados e também a sua capacidade para representar este modelo de dados em um diagrama ER (Entidade Relacionamento).

Inicialmente o enunciado apresenta o esquema relacional em sua forma textual na Figura 1 e descreve detalhes importantes de como este esquema é apresentado. Por exemplo, os atributos que representam a chave primária são colocados em sublinhado com traço contínuo, enquanto chaves primárias compostas são representadas por um traço sublinhado contínuo e um tracejado colocado sob os atributos. O detalhe vai para a colocação da palavra presença após o atributo idManequim da tabela ATUACAO. Como descrito nas observações, a tabela ATUACAO possui apenas os atributos ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo