Do que se trata o artigo

Apresentar a correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público da Prodam/SP para a carreira de Analista de TIC II com especialidade em suporte a banco de dados.


Em que situação o tema é útil

A resolução das questões apresentadas neste artigo é útil para o candidato que almeja seguir a carreira de servidor público em um dos diversos cargos relacionados à área de tecnologia da informação, mais especificamente para aqueles que precisam estudar o conteúdo de banco de dados.

Resumo DevMan

Este artigo apresentou a correção das questões de banco de dados cobradas na prova que selecionou candidatos para o cargo de Analista de TIC II (Tecnologia da Informação e Comunicação) com foco no suporte a banco de dados para a empresa PRODAM. O artigo contém a correção das questões de múltipla escolha e também os comentários sobre as questões dissertativas, orientando o candidato que está estudando para concursos públicos para vagas na área de tecnologia da informação.

Em dezembro de 2011 a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do município de São Paulo (PRODAM/SP) abriu um concurso público para preencher vagas de reserva para diversos cargos. Esta prova selecionou candidatos para os cargos de Analista de TIC II (Tecnologia da Informação e Comunicação) para suprir a necessidade de suporte a banco de dados e outros cargos envolvendo tecnologias como Java, .NET, sistemas de Mainframe e administração de dados.

O salário inicial para o cargo de Analista de TIC II com especialidade em suporte de banco de dados é de R$ 5.330,90 e, como um dos pré-requisitos para o cargo, os candidatos devem ter diploma de graduação na área de Tecnologia da Informação, devidamente reconhecido, ou diploma de graduação em outro curso superior, acompanhado do diploma/certificado do curso de pós-graduação ou extensão na área de Tecnologia da Informação. Também é necessário três anos como tempo mínimo de formação e experiência comprovada de seis meses em suporte a banco de dados.

De acordo com o edital, a primeira fase da prova foi dividida entre questões com quatro alternativas com conteúdo de português, lógica e duas séries de conhecimentos específicos. O exame foi composto de 15 questões de português e lógica e 25 questões técnicas incluindo banco de dados, sistemas operacionais e redes. Além disso, a segunda fase da prova apresentou cinco questões dissertativas que abordaram um estudo de caso e cenários que envolviam banco de dados. O tempo total de duração foi de quatro horas para as duas fases.

O edital diz também que o conteúdo da prova envolve os principais conceitos de bancos de dados e também como instalar, administrar, configurar e resolver problemas relacionados aos bancos de dados MySQL e SQL Server, sem o detalhamento de uma versão específica destes Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais.

Neste artigo será apresentada a correção das questões relacionadas ao conteúdo de banco de dados para o cargo de Analista de TIC II com especialidade em suporte de banco de dados. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões objetivas de conhecimento específico

16. Considerando uma relação R, uma __________________________, indicada por X?Y, entre dois conjuntos de atributos X e Y que são subconjuntos de R, especifica uma restrição sobre possíveis tuplas que podem formar um estado de relação r de R. A restrição é que, para quaisquer duas tuplas t1 e t2 em r que tenham t1[X] = t2[X], elas também devem ter t1[Y] = t2[Y].

A) relação de chave secundária.

B) dependência funcional.

C) relação de chave estrangeira.

D) vinculação transitiva.

Gabarito: Alternativa B.

Comentário: A primeira questão de banco de dados da prova indica que é necessário conhecer aspectos teóricos de banco de dados. De acordo com o enunciado, é preciso indicar o nome do conceito a partir da explicação de uma restrição entre tuplas. Para responder esta questão o candidato deve se concentrar na última frase da mesma, onde é dito que para quaisquer tuplas t1 e t2 que tenham t1[X] = t2[X], então estas tuplas também devem ter t1[Y] = t2[Y].

Esta definição quer dizer que se o conjunto de atributos de X em t1 for o mesmo em t2, então o conjunto de atributos de Y em t1 também deve ser o mesmo em t2. Isso fica claro quando pensamos em uma relação de chave primária e chave estrangeira, pois tal relação exige que os atributos da chave primária correspondam com os atributos da chave estrangeira. Se o candidato conseguir fazer esta associação entre o enunciado e a restrição imposta por chaves primárias e chaves estrangeiras, fica fácil identificar que estamos falando do conceito de dependência funcional apresentado na definição da segunda forma normal. Sendo assim, o candidato deve marcar a opção B para a questão 16.

17. A terceira forma normal é baseada no conceito de:

A) relação de chave secundária.

B) relação de chave estrangeira.

C) dependência transitiva.

D) atributo não-atômico.

Gabarito: Alternativa C.

Comentário: Esta é uma questão que cobra do candidato o conhecimento a respeito da normalização. Apenas para lembrar, o conceito da terceira forma normal é o seguinte:

Uma estrutura de dados encontra-se na terceira forma normal (3FN) se já estiver na segunda forma normal (2FN) e se não existir a anomalia da dependência transitiva ou indireta entre um atributo e a chave primária. Portanto, uma estrutura de dados estará na terceira formal normal (3FN) se todos os seus atributos dependerem funcionalmente apenas da chave primária e de nenhum outro atributo.

Como se pode notar, o enunciado da terceira forma normal utiliza o conceito de dependência transitiva. Para compreender melhor o enunciado da questão, vamos considerar o seguinte exemplo: em um cadastro de clientes temos um identificador numérico (chave primária), o nome do cliente e a sua cor preferida. Suponha que a cor preferida seja relacionada ao nome do cliente e não ao seu identificador que é a chave primária. Este exemplo simples mostra como a estrutura não estaria na forma normal, pois a cor preferida depende funcionalmente (dependência transitiva) do nome do cliente que não é a chave primária da tabela. Sendo assim, o candidato deve marcar a alternativa C como correta para a questão 17.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo