Artigo no estilo: Curso

Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil porque apresenta a correção e explicação das alternativas corretas das questões de banco de dados cobradas na prova que selecionou candidatos para o cargo de Analista de Business Intelligence. O conteúdo da prova apresenta diversas questões práticas, teóricas e fundamentais para quem trabalha com projetos de sistemas de suporte a decisão, popularmente conhecidos como sistemas de BI (Business Intelligence).

Em maio de 2014 o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário – antigo Ministério da Agricultura) abriu um concurso público para preencher as vagas de alguns cargos técnicos. Dentre eles havia uma função não muito comum: analista de business intelligence. Este concurso selecionou candidatos para cinco vagas com postos de trabalho em Brasília.

O salário inicial para as vagas disponíveis para este cargo era de R$ 8.300,00, com uma jornada de 40 horas semanais. Como pré-requisitos para o cargo os candidatos deveriam ter diploma de graduação na área de computação. O edital solicitou cinco anos como tempo mínimo na função e experiência comprovada, indicando que o perfil para esta vaga é para um profissional pleno ou sênior, que já conhece o mercado de trabalho.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões que cobraram conhecimentos básicos (língua portuguesa e raciocínio lógico-quantitativo) e específicos. O exame contou com 30 questões relacionadas a banco de dados que deveriam ser respondidas por meio da escolha de uma alternativa dentre cinco disponíveis. O tempo total de duração da prova foi de três horas e trinta minutos e todas as etapas do concurso ficaram a cargo da FUNCAB (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt).

O edital diz também que o conteúdo da prova para o cargo de analista de business intelligence envolve os principais conceitos de BI e Data Discovery (descoberta de dados). No entanto, nenhum software, plataforma, ferramenta, suíte, sistema ou programa encontrado no mercado foi citado no edital do concurso.

Neste artigo será apresentada apenas a correção das questões de conhecimento específico relacionadas ao conteúdo de BI e banco de dados. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões de conhecimento específico da prova

Para responder às questões 21, 22 e 23 observe a Figura 1, que ilustra a organização e a consolidação de informações, com as fases de extração, transformação e carga, para uma solução de BI.

Figura 1. Modelo de organização para as questões 21, 22 e 23.

Questão 21) A principal atividade de EXTRAÇÃO é:

a) considerar logs de eventos e arquivos de controle.

b) coletar dados das fontes externas transferindo-os para o ambiente de DW.

c) carregar as dimensões considerando os tipos de hierarquias estáticas.

d) tratar as inconsistências de dados resultantes da transcrição de dados.

e) executar conversões de formatos para códigos geográficos dos países.


Gabarito: B.

Comentário: A Figura 1 apresenta um modelo geral de como os dados são processados e armazenados em um Data Warehouse e em um Data Mart. O candidato deve se lembrar que este processo é chamado de ETL (Extract Transform Load), cujas etapas são as seguintes:

· Extract (Extração): Obter os dados das diferentes fontes de dados para posterior transformação. Geralmente esta etapa envolve a conexão e acessos aos dados a partir de fontes como arquivos texto, XML, bancos de dados relacionais, logs e outros formatos;

· Transformação (Tranform): Transformar os dados modificando-os de modo que eles sejam adequados para o armazenamento no destino. O tipo de operação de transformação pode ser a validação, complementação, remoção, mudança de formato, consolidação ou outro tipo qualquer de manipulação de dados;

· Load (Carga): Esta etapa basicamente armazena os dados transformados em uma fonte de dados de destino de acordo com um modelo que vai indicar como eles serão disponibilizados para as aplicações de um projeto de BI.

Baseado nas definições das etapas de Extração, Transformação e Carga, o candidato deve marcar a alternativa B para esta questão, pois é ela que melhor descreve a principal atividade realizada durante a Extração.

As alternativas D e E são atividades da etapa de Transformação e a alternativa C é realizada na etapa de Carga. O texto da alternativa A faz parte da etapa de Transformação, porém não podemos considerá-lo como a principal atividade desta etapa.


Questão 22) A principal atividade de TRANSFORMAÇÃO é:

a) aplicar regras aos dados extraídos para ajustá-los antes de serem carregados.

b) analisar impactos das alternativas do código de aplicação no sistema fonte.

c) avaliar aspectos de performance por meio do uso de paralelismo.

d) obter dados de natureza estruturada e não estruturada.

e) carregar tabelas Fato e fazer mapeamento das chaves.


Gabarito: A.

Comentário: Como apresentado na resposta da questão anterior, a etapa de Transformação vai manipular os dados para que eles fiquem prontos para serem carregados na fonte de dados de destino.

A primeira alternativa para a questão 22 cita o uso de regras para ajustar os dados. Esta descrição está de acordo com o que é realizado na etapa de Transformação, pois a modificação de dados geralmente é feita com base em regras pré-definidas de formatação, validação ou alteração de dados. Portanto, o candidato deve marcar esta alternativa como correta.

A análise de impacto e alternativas de código de aplicação, como apresentado na alternativa B, não é relacionada com nenhuma das etapas do processo ETL. De forma semelhante, a avaliação de aspectos de performance com paralelismo, indicada na alternativa C, também não faz parte das etapas do ETL.

A ação indicada na alternativa D é realizada na etapa de Extração. Já a atividade descrita na alternativa E é conduzida durante a etapa de Carga.


Questão 23) A principal atividade de CARGA é:

a) realizar a limpeza dos dados extraídos para melhorar a qualidade dos dados.

b) definir a periodicidade da transcrição dos dados a serem coletados.

c) otimizar a qualidade dos dados por meio da conversão de formatos.

d) separar e concatenar dados visando eliminar inconsistências nos dados.

e) estruturar e carregar os dados para o DW seguindo o modelo dimensional.


Gabarito: E.

Comentário: Nesta última questão relacionada ao processo ETL da Figura 1 o candidato deve indicar a principal atividade da etapa de Carga. Esta etapa é a última do processo e sua responsabilidade é garantir que os dados já transformados serão armazenados corretamente no modelo indicado na fonte de dados de destino. Diferentes tipos de modelos podem ser utilizados para armazenar os dados durante a etapa de Carga, porém o modelo multidimensional é o mais comum em sistemas de BI.

A limpeza citada na alternativa A é realizada na etapa de Transformação, assim como a conversão de formatos da alternativa C e a separação e concatenação de dados da alternativa D. A definição da periocidade de dados (alternativa B) geralmente é associada com a etapa de Extração.

Como somente a alternativa E apres ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo