Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Apresentar a segunda parte da correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público do Ministério Público da União para a carreira de Analista de Informática com especialidade em banco de dados.


Para que serve:

O conteúdo apresentado neste artigo serve para treinar candidatos e estudantes de banco de dados para futuras provas e concursos.


Em que situação o tema é útil:

A resolução das questões apresentadas neste artigo é útil para o candidato que almeja seguir a carreira de servidor público em um dos diversos cargos relacionados à área de tecnologia da informação, mais especificamente para aqueles que precisam estudar o conteúdo de banco de dados.

Resumo DevMan

Em junho de 2010 o Ministério Público da União abriu um concurso público para preencher vagas de diversos cargos de reserva. De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões de conhecimentos básicos, que compreendiam 60 questões, e questões com conhecimentos específicos, que compreendiam 90 questões. Neste sentido, este artigo apresenta a segunda parte da correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público do Ministério Público da União para a carreira de Analista de Informática com especialidade em banco de dados.

Em junho de 2010 o Ministério Público da União abriu um concurso público para preencher vagas de diversos cargos de reserva. Esta prova contou com um cargo não muito comum em provas de concurso público: o de Analista de Informática com especialidade em banco de dados.

Neste artigo será apresentada a correção da segunda parte das questões relacionadas ao conteúdo de banco de dados. Apenas as questões da prova para o cargo de Analista de Informática com especialidade em banco de dados (cargo 24 do concurso) serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões objetivas de conhecimento específico

Acerca de administração de bancos de dados relacionais, julgue os itens que se seguem.

120) Considere a seguinte situação hipotética. Em determinada organização, os funcionários (entidade F) associam-se aos departamentos (entidade D), por meio do relacionamento de lotação (L), sendo N funcionários em 1 departamento (N:1). Também pode ocorrer, concomitantemente com a lotação, o relacionamento gerencial (G), do tipo 1:1, ou seja, um funcionário gerencia no máximo um departamento. Como restrição da organização, todo gerente deve estar lotado obrigatoriamente no departamento que dirige. Nessa situação, é correto afirmar que, na referida organização, verifica-se um exemplo de restrição de integridade envolvendo relacionamentos.

Gabarito: Correta.

Comentário: Esta questão cobra do candidato a capacidade para interpretar um texto que descreve um relacionamento entre entidades. A descrição das entidades funcionários (F) e departamentos (D) junto com as descrições das relações lotação (L) e gerencial (G) configura um modelo lógico de banco de dados que deve passar por refinamentos até se tornar um modelo físico. Da maneira que as relações foram definidas e de acordo com as suas cardinalidades (N:1 e 1:1 para lotação e gerencial, respectivamente) fica claro que este é um exemplo onde o relacionamento impõe restrição de integridade pois eles restringem e colocam limites da quantidade de gerentes que podem pertencer a um departamento. Sendo assim, o candidato deve marcar esta questão como correta.

121) O termo integridade é utilizado em sistema de banco de dados com o significado de precisão, correção ou validade. Nesse contexto, a integridade tem como função assegurar que os dados no banco de dados sejam precisos e preservados contra atualizações válidas.

Gabarito: Errada.

Comentário: Esta questão cobra do candidato conhecimentos a respeito da integridade de dados em um banco de dados. Em particular, a questão pergunta se a função da integridade, que pode ser implementada de diversas formas como constraints, triggers e outros, é assegurar que os dados continuem precisos e preservados contra atualizações válidas. O enunciado desta questão está quase correto: a única palavra que torna o enunciado errado é a última palavra do texto: válidas, pois o principal objetivo da integridade é preservar os dados contra atualizações inválidas. Sendo assim, o candidato deve marcar esta questão como errada.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo