Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

Apresentar a primeira parte da correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público do Ministério Público da União para a carreira de Analista de Informática com especialidade em banco de dados.

Para que serve:

O conteúdo apresentado neste artigo serve para treinar candidatos e estudantes de banco de dados para futuras provas e concursos.

Em que situação o tema é útil:

A resolução das questões apresentadas neste artigo é útil para o candidato que almeja seguir a carreira de servidor público em um dos diversos cargos relacionados à área de tecnologia da informação, mais especificamente para aqueles que precisam estudar o conteúdo de banco de dados.

Resumo DevMan

Em junho de 2010 o Ministério Público da União abriu um concurso público para preencher vagas de diversos cargos de reserva. De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões de conhecimentos básicos, que compreendiam 60 questões, e questões com conhecimentos específicos, que compreendiam 90 questões. Neste sentido, este artigo apresenta a primeira parte da correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público do Ministério Público da União para a carreira de Analista de Informática com especialidade em banco de dados.

Em junho de 2010 o Ministério Público da União abriu um concurso público para preencher vagas de diversos cargos de reserva. Esta prova contou com um cargo não muito comum em provas de concurso público: o de Analista de Informática com especialidade em banco de dados.

Diversos postos de trabalho estavam disponíveis para este cargo em diferentes estados do Brasil. O salário inicial é de R$ 6.551,52 e, como um dos pré-requisitos para o cargo, os candidatos devem ter diploma de graduação na área de Tecnologia da Informação, devidamente reconhecido, ou diploma de graduação em outro curso superior, acompanhado de diploma/certificado de curso de pós-graduação ou extensão na área de Tecnologia da Informação.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões de conhecimentos básicos, que compreendiam 60 questões, e questões com conhecimentos específicos, que compreendiam 90 questões. Todas as questões deveriam ser respondidas como Correta, indicando que o enunciado continha uma afirmação verdadeira, ou como Errada, indicando que o enunciado continha uma afirmação incorreta. O tempo total para a realização da prova foi de cinco horas. Ainda de acordo com o edital, o conteúdo da prova envolve os principais conceitos de bancos de dados e também como instalar, administrar, configurar e resolver problemas relacionados aos bancos de dados Oracle, PostgreSQL e MySQL. Além do conhecimento em banco de dados a prova também apresentou questões de rede, infraestrutura, programação, governança de TI, COBIT, ITIL e PMBOK – veja as Notas DevMan 1, 2 e 3.

Neste artigo será apresentada a correção da primeira parte das questões relacionadas ao conteúdo de banco de dados. Apenas as questões da prova para o cargo de Analista de Informática com especialidade em banco de dados (cargo 24 do concurso) serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Nota DevMan 1. COBIT

COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um guia de boas práticas apresentado como framework dirigido para a gestão de Tecnologia da Informação (TI). Este guia possui uma série de recursos que pode servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um framework, objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento. Especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do COBIT como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) percebido e fornecendo métricas para avaliação dos resultados por meio de KPIs (Key Performance Indicators). O COBIT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas, tal como independe do tipo de negócio, valor e participação que a tecnologia da informação tem na cadeia produtiva da empresa.

Nota DevMan 2. ITIL

(Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e atualmente está sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra. A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de Tecnologia da Informação lidando com estruturas de processos para a gestão de uma organização através da apresentação de um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.

Nota DevMan 3. PMBOK

PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um conjunto de práticas de gerência de projetos publicado pelo Project Management Institute (PMI) e constitui a base do conhecimento em gerência de projetos do PMI. Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Guia PMBOK. Este guia identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática. Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicadas uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados. O Guia PMBOK também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo