Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil porque apresenta a correção e explicação das alternativas corretas das questões de banco de dados cobradas nas provas objetivas e dissertativas do concurso que selecionou candidatos para o cargo de Agente de fiscalização com especialidade em tecnologia da informação. O conteúdo da prova apresenta diversas questões práticas, teóricas e fundamentais para quem trabalha com infraestrutura, arquitetura, programação e banco de dados.

Respostas comentadas da Prova de banco de dados do concurso do Tribunal de contas

Em maio de 2015 o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) abriu um concurso público para preencher as vagas de alguns cargos técnicos. Dentre eles havia a posição de agente de fiscalização com especialidade em tecnologia da informação. Esse concurso selecionou candidatos para três vagas com postos de trabalho em São Paulo, sendo que uma delas foi reservada para candidatos que indicaram na ficha de inscrição pertencer a um dos seguintes grupos: negros, negras ou afrodescendentes.

O salário inicial para as vagas disponíveis para esse cargo era de R$ 9.098,98, com uma jornada de 40 horas semanais. Como pré-requisitos para o cargo os candidatos deveriam ter diploma de graduação na área de informática. O edital solicitou dois anos como tempo mínimo na função e experiência comprovada, indicando que o perfil para essa vaga é para um profissional pleno que já conhece o mercado de trabalho.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões que cobraram conhecimentos gerais (língua portuguesa, redação, matemática e raciocínio lógico-quantitativo), específicos e especializados. O exame contou com 9 questões relacionadas a banco de dados que deveriam ser respondidas por meio da escolha de uma alternativa dentro cinco disponíveis. Além disso, uma questão dissertativa com dois itens foi cobrada. O tempo total de duração da prova foi de quatro horas e trinta minutos e todas as etapas do concurso ficaram a cargo da FGV Projetos, um departamento da Fundação Getúlio Vargas.

O edital diz também que o conteúdo da prova para o cargo de agente de fiscalização com especialidade em tecnologia da informação envolve a manutenção de sistemas, entre outros itens. Apenas o produto SQL Server 2008/2012 é citado no edital sem maiores detalhamentos de seu uso.

Neste artigo será apresentada apenas a correção das questões objetivas e dissertativas de conhecimento específico relacionadas ao conteúdo de banco de dados. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões de conhecimento específico da prova

78) O Tribunal de Contas do Município de São Paulo precisa revitalizar seu Datacenter para atender à crescente demanda por espaço de armazenamento de dados digitais. Para isso, os seguintes requisitos foram definidos:

  1. Os dispositivos de armazenamento devem se comunicar entre si e com os computadores por uma rede de alta velocidade (fibre channel);
  2. Os dados devem ser acessados em blocos, em vez de arquivos, para se obter melhor desempenho; e
  3. A capacidade de armazenamento deve ser escalável.

Para atender esses requisitos, deve ser usada a tecnologia:

a) Storage Area Network (SAN);

b) Network Attached Storage (NAS);

c) Direct Attached Storage (DAS);

d) Common Internet File System (CIFS);

e) Serial Advanced Technology Attachment (SATA).

Gabarito: A.

Comentário: O enunciado dessa interessante questão apresenta aos candidatos requisitos necessários para a implementação de uma tecnologia de armazenamento de dados. O candidato deve notar que esse tipo de cenário é comum quando empresas estão procurando adotar novas tecnologias, pois primeiro indicam-se requisitos e depois é preciso escolher a solução para atendê-los.

Os requisitos indicados nessa questão foram apresentados através de três pontos. O primeiro deles cita redes de alta velocidade utilizando a tecnologia de fibra óptica. Portanto, o candidato deve se lembrar que existe a necessidade para armazenamento de dados remotos e com alta velocidade.

O segundo requisito diz que os dados devem ser acessados por blocos e não por arquivos. Isto quer dizer que a tecnologia adotada deve ser de “baixo nível”, ou seja, implementada na camada rede e não através de algum tipo de sistema de arquivos distribuídos, como o NFS (Network File System) do Linux.

O terceiro requisito cita a escalabilidade. Apesar de não haverem mais detalhes, é razoável supor que a escalabilidade desse ponto se refere a escalabilidade vertical no sentido de adicionar mais discos físicos ou hardware para storage com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento. Em geral, as soluções para esse tipo de escalabilidade envolvem tecnologias para acesso aos dados a nível de rede.

A partir dos requisitos podemos começar a analisar as opções citadas nas alternativas e escolher aquela que melhor se encaixa na necessidade do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. A sigla SAN (Storage Area Network) representa o conjunto de tecnologias onde o armazenamento é feito através da rede. É comum montar soluções SAN que empregam equipamentos (hardware) como storage, roteadores específicos de alta velocidade e cabos de fibra óptica que permitem a conexão dos servidores com os storages para criar uma ‘rede’ de armazenamento. Essa rede permite expandir a capacidade de guardar dados simplesmente adicionando novos equipamentos e conectando-os corretamente. Portanto, devido a essas características do SAN e aos requisitos apresentados o candidato deve marcar a alternativa A como correta.

NAS (Network Attached Storage) geralmente é utilizada em situações onde a quantidade de armazenamento não é muito grande e não há a necessidade imediata de expansão da capacidade de guardar dados. O uso de NAS geralmente toma a forma de apenas um hardware especial (o storage) conectado pela rede no servidor. Essa solução não atende aos requisitos de escalabilidade como SAN.

A sigla DAS indica que o armazenamento será feito conectando diretamente o storage no servidor e não atende aos requisitos 1 e 2. CIFS envolve a manipulação de arquivos e não blocos, como requerido pelo item 2. Por fim, SATA representa uma tecnologia utilizada para conectar HDs diretamente no hardware e não em rede.

79) Em relação às políticas de proteção contra a perda ou destruição de dados em um Datacenter, analise as afirmativas a seguir.

I – Tecnologia de espelhamento de dados (mirroring) permite a recuperação na qual uma coleção de dados é copiada para outro site por meio de uma conexão não confiável.

II – Backups protegem os dados contra falhas de hardware, mau funcionamento de software e erros de usuários. Os dados devem ser copiados quando estão em um estado consistente.

III – Replicação de dados é a técnica empregada quando duas ou mais cópias idênticas do dado são mantidas online em discos separados, também conhecida como RAID nível 1 ou disk shadowing.

Está correto o que se afirma em:

a) somente I;

b) somente II;

c) somente ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo