Do que se trata o artigo:

Apresentar a correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público da PRODAM para a carreira de Analista de TI com especialidade em administração de banco de dados.


Em que situação o tema é útil:

A resolução das questões apresentadas neste artigo é útil para o candidato que almeja seguir a carreira de servidor público em um dos diversos cargos relacionados à área de tecnologia da informação, mais especificamente para aqueles que precisam estudar o conteúdo de banco de dados.

Resumo DevMan:

Este artigo apresenta a correção das questões de banco de dados cobradas na prova que selecionou candidatos para o cargo de Analista de TI (Tecnologia da Informação e Comunicação) com foco na administração de banco de dados para a empresa PRODAM. O artigo contém a correção das questões de múltipla escolha, orientando o candidato que está estudando para concursos públicos para vagas na área de tecnologia da informação.

Em março de 2010 a empresa estatal PRODAM (Processamento de Dados Amazonas S.A.) abriu um concurso público para preencher as vagas de diversos cargos. Esta prova selecionou candidatos para o cargo de Analista de TI com a função específica de analista de banco de dados.

O salário inicial para as duas vagas disponíveis no cargo de Analista de TI com especialidade em suporte de banco de dados é de R$ 3.989,77. Como pré-requisitos para o cargo os candidatos devem ter diploma de graduação na área de informática ou graduação em qualquer área com pós-graduação em informática. Também é necessário três anos como tempo mínimo e experiência comprovada.

De acordo com o edital, a primeira parte da prova foi dividida entre questões com cinco alternativas com conteúdo de português e inglês técnico, além de duas séries de questões com conhecimentos específicos. O exame foi composto de 10 questões de português e inglês técnico somadas a 40 questões de conhecimento específico que incluíram conceitos de banco de dados, programação, sistemas operacionais e redes. O tempo total de duração da prova foi de quatro horas.

O edital diz também que o conteúdo da prova envolve os principais conceitos de bancos de dados e também as características, funcionalidades e linguagens de programação relacionadas aos bancos de dados Oracle, MySQL, PostgreSQL e SQL Server, sem o detalhamento de uma versão específica destes Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais.

Neste artigo será apresentada a correção das questões relacionadas ao conteúdo de banco de dados para o cargo de Analista de TI com especialidade em administração de banco de dados. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial. Perceba que as questões resolvidas se referem à prova ocorrida no ano de 2010. Para conhecer as questões presentes na prova do ano de 2012, consulte o artigo Questões de banco de dados do concurso da PRODAM (2012) publicado na edição 101 da SQL Magazine.

Questões objetivas de conhecimento específico

33. O MS-SQL Server apresenta uma ferramenta que exibe um histórico das ações efetuadas no banco de dados, inclusive as que estão sendo executadas no momento. Esta ferramenta é conhecida como:

A) query analyzer.

B) profile.

C) list action.

D) tool analyzer.

E) action manager.

Gabarito: Alternativa B.

Comentário: Esta questão cobra do candidato o conhecimento a cerca das ferramentas administrativas do SQL Server. A capacidade de se obter um histórico de ações e instruções enviadas para um banco de dados é muito comum durante a manutenção de um banco de dados. O histórico obtido a partir da captura destas instruções é chamado de trace e o SQL Server utiliza a ferramenta chamada SQL Server Profiler para capturar, filtrar, organizar e apresentar estas instruções. A alternativa B é a única que apresenta o nome parcialmente correto da ferramenta e é esta alternativa que o candidato deve indicar como correta. A alternativa A é a única que contém o nome de uma ferramenta válida no conjunto de tecnologias disponibilizadas junto com o SQL Server. Contudo, o Query Analyser é uma ferramenta utilizada para envio de instruções SQL e não para capturar um trace do banco de dados.

35. No tocante aos datawarehouses, a característica desses armazéns de dados que está relacionada ao fato de que “uma vez inseridos, os dados não podem ser alterados, embora possam ser eliminados”, é:

A) organização (orientado por assunto).

B) cliente/servidor.

C) não volatilidade.

D) variante de tempo.

E) relacional.

Gabarito: Alternativa C.

Comentário: Esta interessante questão aborda o conhecimento das características de datawarehouses, termo utilizado para identificar grandes bancos de dados que geralmente contêm informações analíticas. A questão pede que o candidato saiba associar a propriedade de armazenamento que não permite alteração com a definição formal, ou seja, o candidato deve indicar qual nome é associado aos dados que podem ser alterados, mas não eliminados. Dentre as alterativas disponíveis, a única que se encaixa no fato apresentado no enunciado é a alternativa C, que contém o nome não volatilidade, pois dizer que um dado é volátil implica em dizer que ele pode ser alterado. Como a questão diz que os dados podem ser incluídos, mas não alterados ou excluídos, é correto afirmar que eles são não voláteis. Sendo assim, o candidato deve indicar a alternativa C como correta.

As outras características apresentadas nas alternativas A, B, D e E estão relacionadas a outros conceitos presentes em datawarehouses, em particular a organização e orientação por assunto. Entretanto, nenhuma destas outras características implica na restrição de exclusão ou alteração de dados já inseridos em datawarehouses.

36. Sejam as seguintes assertivas sobre os tipos de dados de cadeias de caracteres no SGBD MySQL:

I. A quantidade máxima de caracteres que pode ser armazenada em uma coluna do tipo VARCHAR é 65.532.

II. A quantidade máxima de caracteres que pode ser armazenada em uma coluna do tipo CHAR é 256.

III. O tipo de dados CHAR não aceita o conjunto de caracteres UNICODE.

Marque a alternativa correta em relação às assertivas acima.

A) Apenas a assertiva I é verdadeira.

B) Apenas a assertiva II é verdadeira.

C) Apenas a assertiva III é verdadeira.

D) Todas as assertivas são verdadeiras.

E) Todas as assertivas são falsas.

Gabarito: Alternativa A.

Comentário: Esta questão se concentra no conhecimento dos tipos de dados para armazenamento no MySQL. A principal diferença entre o tipo de dados VARCHAR e CHAR é a quantidade de espaços em branco que este último insere nos caracteres para que o preenchimento da coluna seja completo. Por exemplo: uma coluna do tipo VARCHAR(10) armazenará apenas um caractere caso uma instrução similar a INSERT... VALUES(‘A’) seja enviada para o MySQL. Já o tipo CHAR(10) armazenará 10 caracteres para a mesma instrução, pois o caractere ‘A’ será seguido de nove caracteres que representam o espaço em branco.

A primeira assertiva da questão é verdadeira, pois de acordo com a documentação do MySQL, o limite máximo para o tipo de dados VARCHAR é 65.532 caracteres ou 64K. Já a segunda assertiva é inválida, pois o tipo de dados CHAR pode armazenar no máximo 255 caracteres e não 256, como a assertiva II indica. Os tipos de dados CHAR e VARCHAR não funcionam da mesma maneira que um array em uma linguagem de programação, onde é possível utilizar o valor 0 como índice para acessar a primeira posição do array.

A terceira assertiva também é incorreta, pois o tipo de dados CHAR aceita caracteres UNICODE sem problemas. A propósito, a partir do MySQL 5.0 é possível trabalhar com o conjunto de caracteres Unicode identificados por ucs2 ou utf8, sendo que a diferença entre eles é que o primeiro gasta dois bytes por caractere e o segundo (mais popular) gasta de um a três bytes por caractere.

Como apenas a primeira assertiva é verdadeira, o candidato deve marcar a alternativa A para responder corretamente esta questão.

37. Qual das alternativas a seguir NÃO corresponde a um dos tipos de arquivos de log encontrados no MySQL?

A) Error log.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo