Artigo no estilo: Curso

De que trata o artigo:

Apresentar a segunda parte da correção das questões objetivas com conteúdo de banco de dados do concurso público do Ipea para a carreira de analista de sistemas com perfil de banco de dados.


Para que serve:

O conteúdo apresentado neste artigo serve para treinar candidatos e estudantes de banco de dados para futuras provas e concursos.


Em que situação o tema é útil:

A resolução das questões apresentadas neste artigo é útil para o candidato que almeja seguir a carreira de servidor público em um dos diversos cargos relacionados à área de tecnologia da informação, mais especificamente para aqueles que precisam estudar o conteúdo de banco de dados.

Resumo do DevMan:

A fundação pública Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) abriu um concurso público em setembro de 2008 para diversos cargos de analista de sistema. Neste artigo será apresentada a segunda parte da correção das questões com conteúdo de banco de dados da prova para a carreira de analista de sistemas com perfil de banco de dados. As questões são apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.
Autores: Mauro Pichiliani e Lucas Benevides

A fundação pública Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) abriu concurso público em setembro de 2008 para preencher oitenta vagas. Seguindo a tendência atual dos órgãos públicos, o concurso dividiu os cargos de analista de sistemas em três perfis: Suporte de Negócio, Infraestrutura e Banco de Dados. Havia somente uma vaga para o perfil de banco de dados que contou com locais de provas em várias cidades espalhadas por todas as regiões do Brasil. Como requisito para este perfil, os candidatos deveriam ter diploma de ensino superior completo fornecido por um curso de graduação, ou de tecnólogo na área de exatas, que incluem Análise de Sistemas, Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação, Processamento de Dados, Ciência da Computação, e outros cursos fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário oferecido foi de R$ 8.501,05 e o aprovado foi registrado como servidor público regido pelo regime jurídico dos servidores públicos. Como critério de desempate foi necessário comprovar experiência para o cargo, que requer uma jornada de 40 horas semanais divididas em 8 horas diárias.

A instituição organizadora do concurso foi o CESPE (Centro de Seleção e Promoção de Eventos), entidade vinculada à Universidade Federal de Brasília (UnB). As provas para o cargo de analista com perfil de banco de dados apresentou 50 questões que cobravam conhecimentos básicos (português, matemática e inglês) e 70 questões que cobravam conhecimentos específicos. Além destas, havia uma questão dissertativa que cobrou conhecimentos da linguagem SQL. Todas as 120 questões deveriam ser respondidas apenas como C (certa) ou E (errada) e a pontuação foi calculada da seguinte maneira: uma questão correta somava 1 e uma questão errada subtraía 0,5 na pontuação total do candidato. Este detalhe deve sempre ser levado em consideração pelos candidatos a concursos, pois geralmente o fator de correção adotado pelo CESPE é de 1 ponto negativo para cada erro e, neste caso específico, o edital trouxe outro padrão de pontuação, permitindo que os candidatos arriscassem mais caso tivessem dúvidas em alguma questão.

O tempo total para a realização da prova foi de quatro horas e trinta minutos. O edital indicou que os candidatos ao cargo de analista de sistemas com perfil de banco de dados deveriam possuir conhecimentos em redes, sistemas operacionais, programação, lógica, infraestrutura e bancos de dados (Oracle, SQL Server e DB2). No que diz respeito a banco de dados, os candidatos deveriam saber os principais conceitos da teoria relacional e também aspectos práticos, como linguagem SQL, instalação, configuração e administração.

Neste artigo será apresentada a segunda parte da correção das questões com conteúdo de banco de dados da prova para a carreira de analista com perfil de banco de dados. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Tabela 1. Comparação de custos entre o Oracle 10g e o MS SQL Server 2000. Fonte

Considere as informações apresentadas na Tabela 1 relativas a um estudo comparativo de custos de gerenciamento entre SGBDs ORACLE 10g e MS SQL Server 2000. Julgue as questões seguintes acerca das informações apresentadas e dos conceitos de SGBD.

88) A quantidade de passos para a execução de comandos do tipo sqlldr ou bulk insert, no ORACLE 10g, é superior à quantidade de passos no MS SQL Server 2000.

Gabarito: Certo

Comentário: Para um bom entendimento das questões 88, 89 e 90 o candidato precisa interpretar a tabela e associar as linhas com os valores descritos no enunciado. Esta questão pergunta sobre a quantidade de passos necessários para realizar comandos do tipo sqlldr ou bulk insert. Se procurarmos na tabela veremos que nenhuma linha faz referência direta aos comandos sqlldr ou bulk insert. Portanto, a questão cobra se o candidato sabe que tipo de operações são realizadas pelos comandos sqlldr ou bulk insert.

Bulk Insert e sqlldr, presentes respectivamente no SQL Server e no Oracle, são operações úteis para carregar um grande volume de dados a partir de arquivos texto de forma eficiente. Para melhorar a performance, estes comandos controlam o log de transação do banco de dados e permitem a configuração do comportamento de triggers e constraints durante a importação/exportação dos dados. A informação a respeito de importação/exportação de dados é representada pela linha 10 da tabela, que contém o valor Load data from text file. Nesta operação o SQL Server precisa de dois passos (steps) enquanto que o Oracle precisa de quatro, o que é corretamente afirmado pelo enunciado.

89) A complexidade no uso de comandos do tipo GRANT é similar em ambas as plataformas de SGBDs.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo