Olá galera segue mais uma dica para a nossa QUICK TIPS !

Acredito que você ja deva ter ouvido falar em API do Windows, mas o que seria isso ? A API do Windows (conhecida popularmente como WinAPI/Win32API) é uma interface de interação entre a aplicação e serviços do Windows que é o sistema operacional do ingles temos: (API, Application Programming Interface) .

Nesta grande interface temos diversas funções de controle do sistema como, por exemplo, criação de janelas, Botoes, Labels, Edit e não somente criar mais alterar seus comportamentos. Além disso temos diversas funções para envio de comunicação entre janelas, leia-se forms, ativas, manipulação de arquivos,
suporte gráfico para desenho, gerência de memória, entre outras coisas.

Isso tudo é possivel pois o Windows chama essas funções para controle interno. Para se ter uma ideia o Windows 95 possuia cerca de  1500 funções já o Windows XP possui cerca de 6500 funções.

Abaixo algumas dicas:
  • Fique sabendo que na biblioteca Windows, existe definições de várias funções, mas não todas, pois essa biblioteca não foi atualizada com o tempo. Mas, e se eu quiser usar uma função não definida na biblioteca? Chame a mesma direto da DLL (você vai saber a DLL em que a função está, pois estará lendo a documentação daquela determinada função da API, certo?), existe um tutorial (tópico fixo) aqui no fórum que fala sobre chamada de função em DLL.
  • Muitas funções usam ponteiros/ponteiros para funções (callbacks). Domine esses conceitos primeiro, isso fará uma aprendizagem rápida de várias funções.
  • A API não é constituída só de funções. Existe estruturas de dados (struct's)/Constantes. Digo isso, pois a documentação não se refere a valores fixos, mas sim há constantes, préviamente documentadas, e estruturas documentadas.
  • A API é voltada principalmente para as linguagens C/C++ (no entanto que o Windows foi escrito em C), no entanto, pode ser usada em qualquer outra linguagem que suporte chama de DLL.
  • http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/aa383750.aspx (link para a documentação da API do Windows)  Fonte das Dicas: (Forum Script Brasil)

Para ver como a API é cheia de truques veja como chamar um form como se fosse um Slide(PPT);


Ex. : Adicione 2 forms, e 1 botão e um RadioGroup .

Nos itens do RadioGroup adicione os seguintes.
AW_BLEND
AW_SLIDE
AW_ACTIVATE
AW_HIDE
AW_CENTER
AW_HOR_POSITIVE
AW_HOR_NEGATIVE
AW_VER_POSITIVE
AW_VER_NEGATIVE

E no Click do botão faça o seguinte código;

  Form2.BringToFront;
 Form1.Hide;
 Case RadioGroup1.ItemIndex of
    0 : AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_BLEND);
    1 : AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_SLIDE);
    2 : AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_ACTIVATE);
    3 : AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_HIDE);
    4 : AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_CENTER);
    5 : AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_HOR_POSITIVE);
    6 : AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_HOR_NEGATIVE);
    7 : AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_VER_POSITIVE);
    8 : AnimateWindow(form2.Handle,2000,AW_VER_NEGATIVE);
 end;
 Form2.show;

Simples Assim, Até a próxima!

Wesley Y