Olá pessoal, neste artigo estaremos vendo como fazer uma conexão com o banco de dados firebird na ferramenta Rad Studio 2010, utilizando o novo driver para o Firebird, incluída nesta nova versão do Rad Studio. Até a versão 2009 do delphi nós utilizávamos o driver do Interbase, pois tem compatibilidade com o banco que estamos utilizando. Vamos ao exemplo.


Passo 1 - A Primeira coisa a ser feita é determinar o caminho do banco de dados pois devemos passá-la na configuração da conexão.




Então o caminho do nosso banco de dados ficará assim : C:\DEVMEDIA\ DEVMEDIA.FDB.

Passo 2 - Agora vamos começar a configurar a nossa conexão com o banco Firebird.

Vamos abrir a ferramenta Rad Studio 2010 e selecionar a guia Data explorer :



Fazendo isso, vamos clicar com o segundo botão do mouse em cima de FbConnection e selecionar Add New Connection.


Passo 3 - Devemos selecionar a conexão Firebird e colocar o nome da conexão que queremos fazer :


feito isso o data explorer será incrementado com mais uma conexão na guia FbConnection, repare que agora o nome da sua conexão estará disponível.


Passo 04 - Com o botão direito do mouse na recém criada conexão, escolha a opção Modify connection e a seguinte tela será mostrada:



Passo 05 - Neste instante deveremos configurar a conexão para que seja feita a comunicação com o banco. O campo Database name deve receber o nome da instância onde o banco se encontra

e o caminho do banco. A linha de código ficará assim :

LOCALHOST:C:\DEVMEDIA\DEVMEDIA.FBD

No campo user name escreva sysdba e no password escreva masterkey, que são valores padrão do firebird. Devemos testar a nossa configuração para saber tudo está correto, apertando no botão test connection. Se tudo estiver certo a imagem abaixo será exibida:



Passo 06 – Com a nossa conexão configurada, crie um novo projeto e um data módulo na aplicação. Simplemente arraste a conexão para o DataModule e um sqlConnection aparecerá pronto para ser utilizado.


Pronto! A nossa configuração do Firebird está completa. Um abraço a até a próxima.

Daniel Pereira

Contato: danielsantos1984@gmail.com