Quick Tips : Componente CategoryButtons 

 

Nesta quick tip veremos como usar o componente CategoryButtons.

 

O Delphi possui um componente chamado CategoryButton que nos permite agrupar botões em categorias, dando um visual e organização interessantes para nossas aplicações.

 

A primeira coisa a fazer é inserir o componente CategoryButtons no formulário. Após isso basta clicar duas vezes para abrirmos o editor de catregorias. No nosso exemplo criaremos 3 Categorias, Cadastros, Relatórios e Consultas.

 

Após criarmos as categorias, temos que adicionar nossos botões nelas, para isso selecione a categoria e vá no Object Inspector na propriedade Items, para adicionar os botões da categoria.

 

Feito isso, a visualização ainda não ficou muito interessante pois está confusa para o usuário, vamos então alterar algumas propriedades para chegar ao nosso objetivo final.

 

Vá na propriedade ButtonOptions do componente CategoryButtons e marque a opção AllowReorder para permitirmos o usuário reordenar os botões e as categorias. Depois disso desmarque a opção VerticalCategoryCaptions para que fique melhor a visualização dos botões e categorias.

 

O resultado final é o seguinte:




É isso aí pessoal, espero que tenham gostado.

Fiquem a vontade para criticar, tirar dúvidas e sugerir novos temas.
Abraço.