Olá galera, nesta Quick Tips, irei preparar uma série de dicas sobre Crystal Reports, estou usando a versão XI, você encontrará o banco de dados que desenvolvi para os exemplos.

Crystal Reports XI

É uma ferramenta poderosa, que trabalha com relatórios isolados, um arquivo para cada relatório. Vocês podem perguntar, mas então vou ter vários arquivos nos meu sistema? Sim, terá vários arquivos, pois o Crystal Trabalha assim, porém ele não precisa ter uma ferramenta, Delphi, por exemplo, ou seja, lá qual for a ferramenta, fazemos o relatório conectados diretamente com o banco de dados, Oracle, por exemplo, ou um MSAccess, ou então XML, entre outros. Nossa base de dados será em Access para ser de mais fácil compatibilidade, pois o objetivo não é o banco, mas sim a ferramenta Crystal Reports em si.

Vantagens

Em sua equipe de desenvolvimento você pode ter um funcionário trabalhando nos relatórios sem ter necessidade de haver uma ferramenta de desenvolvimento, simplesmente conexão com o Banco de Dados.

Ferramenta com vários recursos, como formatação condicional, onde podemos simplesmente ocultar um valor ou mudar de cor pela própria ferramenta de forma bem simples, também temos uma IDE bem trabalhada simples, e bem agradável de trabalhar.

Muitas ferramentas de geração de relatório não tem opção de gerar um XLS do relatório, já o Crystal nos permite isso, assim como PDF, RTF, HTML, TXT, ou seja uma ferramenta muito completa.

Desvantagens

Um arquivo para cada relatório e não tem suporte ao MySQL, por exemplo, porém temos conexão via ODBC, então se você usa algum banco no qual o Crystal não da suporte nativo, usamos ODBC.

Crystal Reports XI

É possível baixar o Crystal do site oficial.

IDE da Ferramenta

Agora iremos ver a IDE da Ferramenta: observe que na parte central da página temos o menu rápido onde encontramos opções para criar novos relatórios, ou abrir os últimos relatórios, agilizando nosso desenvolvimento.

Agora começaremos a ver a criação de uma conexão. Sugiro que criem uma pasta C:\Quick Tips – Crystal Reports, e nela, salve todos os relatórios criados e também o banco de dados que esta disponível para vocês.

Mostraremos como criar uma conexão com o Access, por os outros bancos será a mesma coisa, mudando apenas servidor, ou usuário ou senha, por exemplo.

Vamos ao Menu Arquivo / Novo Relatório em Branco, em seguida irá aparecer a janela, localize a opção que esta sendo mostrada.

Novo Relatório em Branco

Na próxima janela que irá abrir, automaticamente, selecione Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider, avance, e logo em seguida localize o banco de dados na pasta que criamos, ou em outro lugar que você tenha armazenado, e por último clique em Concluir. Em seguida teremos a conexão criada e as nossas tabelas já estão todas lá.

Depois que a conexão foi criada, podemos definir ela como favorita, para isso basta clicar sobre a mesma com o botão direito, e Adicionar a Favoritos, assim teremos de fácil acesso a nossa conexão.

Agora irei mostrar como criar o primeiro relatório, de forma rápida e fácil, mais pra frente iremos ver melhorias no relatório, fazendo outros mais complexos.

Criando o Relatório de Cliente

Como havia dito na primeira Quick Tips, para cada relatório teremos um arquivo, toda vez que formos criar um relatório seguiremos o passo a seguir, porém irei mostrar este primeiro relatório usando uma espécie de Wizard como temos no Rave Reports, só que um relatório muito mais agradável.

Menu Arquivo / Novo Relatório em Branco – Como iremos fazer em todos os relatórios

Menu Arquivo / Novo Relatório Padrão – Como iremos fazer neste primeiro exemplo.

Localize o item Favoritos e selecione a tabela de Cliente e clique no botão que adiciona na outra lista a tabela.

 tabela de Cliente

Ao avançarmos iremos ver todos os campos da tabela, adicione todos menos o IDTipoCliente,avance mais uma vez.

IDTipoCliente

Veremos a tela de agrupamento, onde podemos agrupar nosso relatório, vamos adicionar o campo Sexo, teremos dois grupos de clientes, agrupados, logo em seguida podemos fazer um somatório de todos os Clientes ou então simplesmente uma média, entre outras formulas existentes.

somatório de todos os Clientes

Em seguida veremos que é possível ordenar os grupos, avance.

Logo em seguida podemos criar um gráfico, mas isso ficará para depois.

Mais adiante vemos que podemos filtrar o relatório, mas isso ficará para depois também.

Agora para finalizar o relatório, na janela seguinte, selecione um dos Gabaritos Disponíveis, e logo em seguida Concluir.

relatório pronto

Assim temos nosso relatório pronto para ser usado. Salve o mesmo com o nome Rel_Cliente_Wizard.rpt.

Confira a Parte 2 clicando aqui