Delphi x C# Win32 - Diferenças para migração - Parte 2

 

Olá pessoal, nesta segunda parte começarei a falar sobre as principais diferenças de sintaxe e API existentes entre o Delphi e o C# no desenvolvimento para win32.

 

Estrutura do arquivo

O Delphi é dividido em sessões como Interface, Uses da interface, Type e Implementation, Na sessão Type inserimos as declarações de nossos tipos e também a assinatura de nossos métodos. Na sessão implementation é onde fica de fato o código de nossos métodos

 

Já no C# temos apenas os Using, que seriam o Uses do Delphi e em seguida a declaração do namespace e em seguida da classe, não tendo uma área específica para declaração e outra para implementação.

 

 

Figura1 - Estrutura básica do arquivo C#


 

Figura 2 - Estrutura básica do arquivo Delphi


Delimitadores de blocos

 

No Delphi, usamos o Begin para abrir um novo bloco de código e o end para finalizar o mesmo, já no C# usamos as chaves “{}” para abrir e fechar o mesmo.

 

Case Sensitive

 

Diferentemente do Delphi, o C# é case sensitive, isso significa dizer que ele faz diferença entre letras maiúsculas e minúsculas, sendo assim, no C# nós podemos ter uma variável com nome saldo e outra com o nome Saldo que não teremos problemas, diferentemente do que ocorre no Delphi.


 

Figura3 – Case Sensitive

 

Declaração de variáveis

 

No Delphi as variáveis só podem ser declaradas antes do Begin do método, usando a palavra reservado “var” antes. No C# podemos declarar em qualquer ponto do método, não existe uma área específica para declaração das mesmas.

 

Outra diferença é quanto à ordem de declaração, no Delphi declaramos [NOME_VARIAVEL]:[TIPO VARIAVEL], no C# é o inverso, [TIPO VARIAVEL] [NOME VARIAVEL].

 

   

Figura 4 e 5 - Declaração de variáveis

 


É isso aí pessoal.
Até a próxima.


Um abraço.

Ricardo Coelho.