Olá Pessoal, bem vindos a mais uma tip ! Hoje vamos concluir o assunto que começamos no ultimo post: Event no MySql. Na primeira parte vimos apenas o que são e como habilitar os event. Agora partiremos para a prática. Veremos como criar e administrar eventos.

Para Ilustrar vamos começar criando uma tabela simples. Conecte ao MySql utilizando o QueryBrowser ou outra ferramenta de sua preferência, crie uma base de dados ou utilze uma ja existente e nela execute o Script da figura abaixo:


 
Figura 1 - Criando a Tabela de Exemplo

Feito isso, já temos uma tabela para ser manipulada pelos eventos que iremos criar. Então vamos ao primeiro !
Para que você possa entender como o evento funciona vamos criar um para inserir um registro nesta nossa tabela a cada 10 segundos. Ou seja, a cada 10 segundo um insert será dara na nossa tabela. Eis o comando para criar o evento:


Figura 2 - Criando o primeiro Evento

A sintaxe básica e bem simples: Comando CREATE em seguida palavra reservada EVENT para indicar que queremos criar um evento. Na sequencia informamos o nome do evento INSERE_TEN_SECOND e por fim informamos quando ou de quanto em quando tempo ele será executado através do comando ON SCHEDULE EVERY 10 SECOND.

Trocando em miúdos: nós criamos um evento para ser disparado a cada 10 segundo ON SCHEDULE EVERY 10 SECOND cuja ação a ser feita é o nosso insert. Por padrão, um evento quando é criado já fica ativa e caso a condição para execução seja satisfeita ele já começa a ser disparado. Se dermos um select na tabela exemplo poderemos confirmar o feito:


Figura 3 - Exibindo os Dados Inseridos Pelo Evento

Bem pessoal por hoje é só. Mas não para por ai. Veremos como criar um evento programado para iniciar. Aprenderemos a determinar um prazo para o evento entre outras coisa.

Abraços e até lá !!!