Olá pessoal nesta Quick iremos continuar com falando sobre SQL, iremos continuar vendo a definição dos fields em uma tabela

·         DEFAULT

Serve para atribuir um conteúdo-padrão a uma coluna da tabela, sempre que for incluída uma nova linha na tabela. Deve-se especificar a palavra-chave DEFAULT, seguida do conteúdo padrão. Imaginando uma coluna QUANTIDADE que deve ter o conteúdo padrão 1, deveríamos criá-la desta forma:

QUANTIDADE INTEGER DEFAULT 1,

·         NOT NULL

                Indica que o conteúdo de uma coluna não poderá ser Nulo. Se cada coluna não tiver valor atribuído durante uma inclusão, terá seu valor nulo. Alguns outros bancos d dados não SQL atribuíam conteúdo em função do tipo de dado: campos numéricos tinham valor zero, cadeias de caracteres conteúdo branco e assim por diante.

                Observação: Em banco de dados SQL, colunas sem valor atribuído possuem conteúdo nulo, nulo não em branco.

                Dessa forma, ao tentar incluir uma coluna com essa restrição , que não apresenta valor, o banco de dados retornará uma mensagem de erro e não incluirá a linha. Imagine um caso em que não se possa incluir um cliente sem que seja preenchido o nome. Essa coluna seria criada desta forma:

NOME_CLIENTE VARCHAR(50) NOT NULL,

·         UNIQUE

                Indica que não pode haver repetição no conteúdo da coluna. Isso é diferente do conceito de chave primária. A chave primária, além de não permitir repetição, não pode conter valores nulos. Ao especificarmos que uma coluna deve conter valores únicos, indicamos que todos os valores não nulos devem ser exclusivos. Devemos acrescentar a cláusula UNIQUE, após a definição da coluna, ou UNIQUE, seguido dos campos que devem ter essa característica no final da criação da tabela. Ainda na tabela de clientes, vamos especificar o número do CPF como campo de valor único.

...

CPF NUMERIC(11) UNIQUE,

...

·         CHECK – Definição de domínio

                Um domínio é uma expressão de valores possíveis para o conteúdo de uma coluna. Podemos, ao criarmos uma coluna, especificar quais os valores que poderão ser utilizados para preencher a coluna. Para criar um domínio para uma coluna, utilizamos a palavra-chave CHECK, seguida da condição que validará o conteúdo. Imagine um campo de sexo. Esse campo só poderá aceitar M para masculino ou F para feminino. O domínio dessa coluna é {M,F} e seria criado desta forma:

...

SEXO CHAR(1) CHECK (UPPER(SEXO) = ‘M’ OR UPPER(SEXO) = ‘F’),

 

 

Vou ficando por aqui, veja na próxima Quick veremos mais formas de manipulação das tabelas

Um abraço

Rubens Antunes

Leia todos artigos da série