Olá pessoal nesta Quick iremos continuar com falando sobre SQL, iremos ver agora como incluir registros nas tabelas

INCLUINDO DADOS EM TABELAS

Agora que aprendemos como criar tabelas, índices para agilizar as pesquisas, vamos movimentar os dados nas tabelas para depois podermos treinar pesquisas. Vamos iniciar o tratamento da Data Manipulation Language (DML) que será concluída com a pesquisa. Há três comandos utilizados para modificar dados em tabelas: INSERT, DELETE e UPDATE. Normalmente, um sistema desenvolvido para usuário final “esconde” a complexidade desses comandos, mas o programador precisa conhecê-los para criar rotinas que cumpram esse papel.

Para incluir linhas em tabelas, utilizamos o comando:

INSERT INTO tabela [ ( coluna [, coluna, ... ] )]

VALUES (conteúdo [, conteúdo, ... ] )

Onde:

Cláusula

Descrição

Tabela

 Nome da tabela em que será efetuada a inclusão da linha.

Coluna

 Lista de colunas que terão seus valores atribuídos.

Conteúdo

Conteúdo que será atribuído a cada um dos campos. Note que estes devem corresponder (em quantidade e tipo de dado) à lista de colunas especificadas anteriormente

                Você deve ter notado que a lista de colunas é opcional no comando INSERT. Caso você não especifique em quais colunas está incluindo valores, assume-se a inclusão de valores em todas colunas e a ordem de inclusão (lista de conteúdo) corresponderá àquela definida na criação da tabela. Se houver uma reorganização na estrutura da tabela ou se forem acrescentadas novas colunas, o comando INSERT retornará uma mensagem de erro. É natural que o comando ficará muito mais claro caso você especifique a lista de colunas, e isto impedirá que você imagina, venha a causar erro em virtude do tipo de dado ou pior, o conteúdo que deveria ir para uma coluna acabe indo para outra. Caso você especifique a lista de colunas, deverá informar os conteúdos na mesma seqüência, pois o banco de dados utilizará a posição relativa nas listas.

                Note que os valores numéricos não devem vir acompanhados de aspas simples ou apóstrofos. Já os valores alfanuméricos devem conter esse separador. Colunas do tipo data devem ser tratadas conforme especificação do banco de dados. Normalmente, utiliza-se uma função para converter valores alfanuméricos em data ou são informadas entre apóstrofos, como uma coluna alfanumérica.

                Sempre que você incluir uma Lina no banco de dados, o gerenciador checará quaisquer restrições de integridade (constrainst). Assim, chaves primárias, estrangeiras, domínios etc. serão verificados no momento da inclusão. Se alguma restrição for violada, a linha não será incluída e uma mensagem de erro será enviada pelo banco de dados.

Exemplos:

INSERT INTO autor

VALUES (1, ‘Renato Russo’)


INSERT INTO autor (CDAUTOR, NMAUTOR )

VALUES ( 2, ‘Tom Jobim’ )


Incluindo várias linhas


INSERT INTO tmpAutor

SELECT * FROM autor


INSERT INTO tmpAutor (CDAUTOR, NMAUTOR )

SELECT CDAUTOR, NMAUTOR FROM autor

Vou ficando por aqui, veja na próxima Quick veremos como alterar valores em nossas tabelas.

Um abraço

Rubens Antunes

Leia todos artigos da série