Olá Amigos, aqui estou em mais uma Quick Tips, nesta vamos falar um pouco sobre Delphi for PHP, para ser mais exato vamos ver como utilizar o PearDataGrid. Este é um grid um pouco mais avançado. Primeiro faça uma conexão utilizando o DataExplore com o banco que você achar melhor. Eu utilizarei o banco MySql com o banco de dados DBWorld.

Feita a conexão eu arrastei a tabela Country e o Delphi for PHP já adicionou o DBGrid com o data set devidamente conectado. Observe a imagem abaixo:



Isso é o suficiente para que a grid exiba os dados porém esta grid não possui um paginador e a aparência também não ajuda. Observe a figura abaixo:


Vamos mudar um pouco o visual das coisas. Para isso adicionar no Form um componente PearDataGrid. Ele funciona de forma diferente, temos que gear uma string onde nela temos que informar o driver do banco, usuario, senha, servidor e banco usando a seguinte sintax:

driver://usuario:senha@servidor/banco

Então acesse a propriedade DSN e nela insira o connectionstring para acessar o seu banco, no meu caso eu estarei colocando o connectionstring abaixo:

mysql://root:root@localhost/dbworld


Altere para os dados do seu servidor de banco de dados. Feito isso vamos agora adicionar o comando SQL para retornar os dados que desejamos, neste caso seria:

select code, name, capital, continent, region from country


Feito isso execute a aplicação e obserce o resultado:



Pessoal, eu fico por aqui, até a próxima.