Olá galera, vamos a mais uma Quick Tips, nesta mostrarei como fazer um SubItem em um ActionMainMenuBar.

Vamos a construção do exemplo, adicione :
     - ActionMainMenuBar1
     - ActionManager1
   
Propriedades do ActionManager1
    Adicione duas ações(Novo e Abrir), dando um duplo clique no ActionManager1 irá aparecer a seguinte janela, e mais 3 ações que serão os SubItens.



Próximo passo será selecionar o ActionManager1, e no object inspector clicar na propriedade ActionBars, irá aparecer a tela como a imagem abaixo;



Selecione o item e novamente vá até o object Inspector e localize a propriedade Items,  a janela abaixo será exibida.



Selecione o Item e mais uma vez no object inspector localize a propriedade Items, você irá notar que existem as duas ações que nós adicionamos no inicio, novo e abrir.



Agora sim chegamos ao ponto esperado, neste momento iremos selecionar o item Novo, e no object Inspector você irá clicar na propriedade Items, os items adicionados nesta nova janela, serão os subitens do menu Novo, adicionei 3 itens para poder exemplificar, e cada item relacione a propriedade Action as ações (DOC, XLS, PPT), respectivamente.



Selecione as ações e localize no object inspector a propriedade Category, e digite Arquivo na mesma. Logo em seguida selecione a Categoria criada e arraste até o ActionMainMenuBar1, sua tela deverá estar assim :



Ao rodar o programa, você verá que as ações estão desabilitadas, pois as ações do ActionManager1 tem que ter programação para poderem ficar habilitadas.

Eu fiz o seguinte na Ação novo coloquei simplesmente :

ShowMessage(‘’);

E as ações DOC, XLS, PPT, estas sim eu programo o que eu quero, chamar um form, por exemplo,  ou executar a tarefa que queira.

O exemplo pronto ficaria da seguinte forma



Fico por aqui até a próxima Quick Tips.