Quick Tips : Trabalhando com DLL - Parte I

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Nesta Quick iremos ver conceito de DLL, finalidade e onde usar, além de montarmos um exemplo prático e usar a DLL

Olá galera, nesta Quick Tips irei falar nesta primeira parte sobre DLL, e depois montaremos um exemplo prático, em Delphi, usando DLL.

O que é DLL?

A DLL significa Dynamic-link library (Biblioteca de ligação dinâmica).

Finalidade de uma DLL?

Inicialmente a DLL tinha intuito de economizar espaço em disco e na memória, para os aplicativos possam ser executados, fazendo assim o armazenamento de métodos num arquivo que funciona como um EXE, que contém métodos e parâmetros, executando assim comandos que atendam uma determinada necessidade.

Uma outra característica é aproveitar recursos, métodos, cálculos, expressões, feitas por alguém, onde você não precisa saber como foi feito, mas sim o que faz, e o que resulta. Um belo exemplo seria as DLL`s das Impressoras Fiscais, Bematech, Daruma, Sweda, entre outras, onde enviamos comandos para as mesmas usando os métodos das suas DLL`s, feitas pelos fabricantes, e documentadas pelos mesmos.

Também tem como objetivo fazer uma comunicação entre ferramentas diferentes, uma DLL desenvolvida em Delphi será consumida em C#, VB, ou outra qualquer, onde quem irá consumir a mesma terá de saber quais seus métodos e parâmetros, geralmente quem as desenvolve prepara um exemplo seja na linguagem desenvolvida ou em outras, no nosso caso vamos preparar uma aplicação consumindo o recurso da mesma em Delphi.

Onde usar DLL ?

Uma DLL pode ser usada para comunicação de um Hardware como falamos acima, exemplo das Impressoras Fiscais, porém temos também aquelas Cancelas de Estacionamento, Modem Dial-UP, Celulares, Câmeras ou qualquer outro Hardware que necessite, ou que permita a comunicação com o mesmo, através da DLL, não só Hardware mas Softwares também, além de serem usadas em outras DLL`s .

Um abraço

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?