Olá galera, nesta Quick Tips irei falar nesta primeira parte sobre DLL, e depois montaremos um exemplo prático, em Delphi, usando DLL.

O que é DLL?

A DLL significa Dynamic-link library (Biblioteca de ligação dinâmica).

Finalidade de uma DLL?

Inicialmente a DLL tinha intuito de economizar espaço em disco e na memória, para os aplicativos possam ser executados, fazendo assim o armazenamento de métodos num arquivo que funciona como um EXE, que contém métodos e parâmetros, executando assim comandos que atendam uma determinada necessidade.

Uma outra característica é aproveitar recursos, métodos, cálculos, expressões, feitas por alguém, onde você não precisa saber como foi feito, mas sim o que faz, e o que resulta. Um belo exemplo seria as DLL`s das Impressoras Fiscais, Bematech, Daruma, Sweda, entre outras, onde enviamos comandos para as mesmas usando os métodos das suas DLL`s, feitas pelos fabricantes, e documentadas pelos mesmos.

Também tem como objetivo fazer uma comunicação entre ferramentas diferentes, uma DLL desenvolvida em Delphi será consumida em C#, VB, ou outra qualquer, onde quem irá consumir a mesma terá de saber quais seus métodos e parâmetros, geralmente quem as desenvolve prepara um exemplo seja na linguagem desenvolvida ou em outras, no nosso caso vamos preparar uma aplicação consumindo o recurso da mesma em Delphi.

Onde usar DLL?

Uma DLL pode ser usada para comunicação de um Hardware como falamos acima, exemplo das Impressoras Fiscais, porém temos também aquelas Cancelas de Estacionamento, Modem Dial-UP, Celulares, Câmeras ou qualquer outro Hardware que necessite, ou que permita a comunicação com o mesmo, através da DLL, não só Hardware mas Softwares também, além de serem usadas em outras DLL`s.