Olá Pessoal, aqui estamos para mais uma Tip. Vamos hoje falar sobre o componente MonthCalendar. Pouca gente sabe mais existe muitas propriedades e metodos bem interessantes que vale a pena conferir.

     Para começar crie uma nova aplicação no Delphi e no form Principal adicione os seguinte compentes:

1 Bevel
1 Month Calendar
1 Button
2 Label
5 ColorBox
5 CheckBox
2 SpinEdit

     Disponha os componentes conforme a Figura abaixo:



     Altera a propriedade Min e Max do compoente SpinEdit para quantidade de Calendários para 1 e 5 respectivamente. Faça o mesmo para o SpinEdit de MaxSelectRange porém o Max será 31. Vamos começar com a codificação. Vamos programar o evento OnChange de cada um TColorBox que adicionamos no Form. O codigo de cada evento esta exibido na mensage abaixo. Atente para o nome das procedures, neles temos a descrição de qual componetes estamos programando.



     ColorBox programados vamos passar para as programações dos checkbox's. Como nos codigos acima, no nome das procedure é possivel identificar em qual o controle que o código deve ser inserido. Veja na figura abaixo:



     Vamos agora programar os dois SpinEdit. Selecione e programa o evento RangeChange de cada um deles. Veja Abaixo:



     Para finalizar, vamos programar o evento OnClick do botão e o Create do Formulário. Veja Abaixo:



     Finalizado nosso exemplo. Basta executar, observar o funcionamento e tira suas próprias conclusões. Se desejar você poderá baixar o exemplo Clicando Aqui !!

     Abraços Pessoal e até a próxima !!!